Paralelo ao 14º Coneg, evento leva pauta dos estudantes à Assembleia Legislativa
Paralelo ao 14º Coneg da UBES, no último dia 6 de setembro, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina sediou o 29° Congresso da União Florianopolitana dos Estudantes Secundaristas (UFES). Reunindo mais de 500 jovens estudantes entre delegados e observadores, a principal pauta discutida no congresso foi sobre a emergencial reforma curricular e pedagógica de ensino para as escolas. Divididos em 6 grupos de discussão, os estudantes debateram sobre o Passe Livre Estudantil, sobre a juventude e o mundo de trabalho, sobre o ensino técnico, sobre o acesso à universidade e sobre o movimento estudantil.
Estiveram presentes no congresso presidente da União Catarinense dos Estudantes (UCE), o Yuri Beker; secretário municipal de Educação de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz; coordenador municipal de Juventude de Florianópolis, Guilherme Pontes; secretária geral da CNTE e coordenadora da Conae em SC, Marta Vanelli; gerente estadual do CIEE, Marcelo Fermino; Claudete Mirtimman (SINTE-SC); vereador Ricardo Vieira e Leila Oliveira do SENAC.
Fundada em Abril de 1956, a UFES representa todos estudantes das escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental, médio, técnico, supletivos e cursos pré-universitários de Florianópolis. Após a ditadura, foi reconstruída em 02 de Maio de 1982, quando Wolney foi eleito presidente da entidade, passando por uma reorganização em 2011.
A UFES é responsável por inserir a juventude secundarista catarinense nas principais atividades da UBES, entre elas a paralisação do 13 de agosto que culminou em atos por todo o país, passeatas unificadas que pautam a Nova Escola, o financiamento da educação, valorização dos professores, o PNE com 10% do PIB, entre tantas outras reivindicações que dão forma à organização estudantil no estado de Santa Catarina. Assista ao vídeo.