O Enem acontecerá nos dias 26 e 27 de outubro em todo o país e é responsável pelo acesso à inúmeras universidades públicas e bolsas de estudados de programas como o ProUni, Fies, Ciências sem Fronteiras e Sisutec. Motivo de sobra, agora é hora de acessar o Guia do Participante!
Há menos de um mês para realização Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é hora dos participantes de todo país realizarem o preparo básico para ir bem no teste que será formado por quatro provas objetivas e uma prova de redação. A nova versão do Guia do Participante foi disponibilizada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na edição atualizada para o Enem 2013 para auxiliar em seus estudos.
Aos candidatos que usarão a nota para ingressar no ensino superior, o Enem tem sido usado com sucesso como mecanismo de acesso como o Programa Universidade para Todos (ProUni), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou permanência, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Cabe também lembrar que outras importantes finalidades do exame é avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio, acompanhando a qualidade do ensino no País, na implementação de políticas públicas, criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.
Ou seja, não há dúvidas que é preciso se preparar, e a melhor dica é a Guia do Participante, acesse aqui!
O guia busca esclarecer os critérios adotados no processo de avaliação das redações do Enem, responder às principais dúvidas dos participantes e mostrar exemplos de redações que obtiveram nota máxima no Enem 2012.
Entre as principais especificações que podem te ajudar, estão:
1º Análise das competências avaliadas
– Domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
– Compreender a proposta da redação e aplicar o conceito de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema nas diretrizes de um texto dissertativo-argumentativo em prosa;
– Selecionar, relacionar, organizar, interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
– Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação;
– Elaborar proposta de intervenção no problema abordado.
2º Compreender a atribuição de nota à redação
3º Comparativo à redação do Enem 2012
4º Recomendações
5º Análise de uma redação com pontuação máxima e comentários
Mais informações, acesse a página oficial do Enem na internet http://enem.inep.gov.br/