Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Confira o calendário dos principais vestibulares do final de 2013
4 de novembro de 2013
Com 90% de mulheres, grêmio da escola Elefante Branco em Brasília elege nova diretoria
5 de novembro de 2013
Mostrar todos os posts

Comunidade ‘Lá na Minha Escola’ reúne depoimentos dos estudantes da E.E Roberto Mange

Amplificando o debate das salas de aula rumo o 40º Conubes, vídeos publicados no Facebook contam quais são as pautas dos secundaristas de São Paulo

Todo estudante tem alguma coisa pra dizer, seja sobre sua escola, sobre seus professores, algo para reclamar da falta de estrutura, falta de porta ou papel higiênico no banheiro e até a falta de organização das disciplinas. Dentro das escolas, quem entende e sabe exatamente o que precisa mudar são os estudantes, e foi dessa necessidade de reivindicar e construir as mudanças que nasceu a página Lá na Minha Escola.

Publicada no facebook, a comunidade (acesse aqui) é administrada pela diretoria da União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES) e por líderes estudantis à frente dos grêmios de suas escolas que também produzem seus próprios vídeos.

Escolas estaduais de ensino médio e ensino técnico entraram para rede de mobilização dos secundaristas que registram suas denúncias e desabafos sobre os mais diversos temas. Entre os assuntos, a falta de tolerância na hora de fechar os portões no horário da entrada, passe livre estudantil, preços altos na cantina, falta de laboratórios, falta de livros nas bibliotecas.

Na última semana, em debate com os secundaristas da escola estadual Roberto Mange, um encontro que debateu a presença de representantes da instituição no 40º Congresso da UBES que acontecerá em novembro resultou em mais um vídeo participativo.