Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

#UBESmerepresenta: Rumo 40º Conubes!
11 de November de 2013
UBES lança programação oficial do 40º Conubes
12 de November de 2013
Mostrar todos os posts

Entidades estudantis do RS realizam congressos em novembro

UMESPA e UGES promovem eventos em sequência reunindo estudantes secundaristas para debater a educação na região, a reforma do ensino politécnico foi uma das principais pautas

O 13º Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Porto Alegre (UMESPA) aconteceu na última sexta-feira (08/11) na capital gaucha, com mais de 36 escolas participando. No sábado e no domingo (09 e 10/11) a cidade de Lajeado recebeu o 57º Congresso da União Gaucha dos Estudantes Secundaristas (UGES), que contou com a participação do governador Tarso Genro no debate sobre o passe livre no estado e a presença de mais de 250 estudantes.

Os dois encontros elegeram a nova diretoria das entidades, que representam os estudantes da capital (UMESPA) e de todo o Rio Grande do Sul (UGES). Essa foi a 1ª vez que os Congressos foram organizados de forma integrada. Com painéis e debates sobre os diversos temas de interesse da classe estudantil os eventos se distribuíram da seguinte forma: o 13º Congresso Municipal de Estudantes da UMESPA, realizado no salão da Igreja Sagrada Família na região centro da cidade, tomou toda a sexta-feira e teve a participação da sub-chefe da Casa Civil, Mari Perusso. Ao final do dia os estudantes foram mobilizados até Lajeado para integrar o 57º Congresso Estadual de Estudantes da UGES.

Na cidade distante aproximadamente 100km da capital, o evento estadual teve sua abertura na manhã do sábado, no prédio da Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES) celebrando os 70 anos de fundação da UGES. As outras atividades se realizaram no Parque do Imigrante. Nos dois dias de evento os secundaristas discutiram as mudanças do ensino médio, cultura e meia-entrada, movimento estudantil, o recente leilão do petróleo do campo de libra, o novo Plano Nacional de Educação, a conquista do Passe-Livre Estudantil no RS e elegeram também a nova diretoria, que por dois anos, ficará a frente da entidade.

Diretora da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) no estado, Fabíola Loguércio, esteve presente em ambos os congressos e fala sobre as pautas: “Os dois encontros trouxeram de forma forte o ensino politécnico e a reforma dele no estado. No congresso da UGES o leilão de Libra teve destaque, junto a participação do governador, sobre a o passe-livre conquistado aqui”.

Governador Tarso Genro debate passe livre no 57º congresso da UGES

Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul, participou no sábado (09/11), em Lajeado, do 57º Congresso Estadual de Estudantes da UGES e destacou a importância das mobilizações sociais para garantir políticas públicas viáveis: “Costumo dizer que toda mudança decorre da força que vem das bases. Elas vêm de baixo para cima. Recentemente vocês conquistaram o passe livre. Esta lei foi construída com a colaboração entre os poderes e os movimentos sociais. Vocês lutaram e conquistaram esse benefício”.

O presidente reeleito da UGES, Nelson Soares de Almeida Júnior, considerou a conquista do passe livre um resultado da luta do movimento estudantil: “Nós lutamos e o Governo do Estado nos ouviu”, afirmou.