Eleição ocorreu na última quinta-feira e mobilizou estudantes de uma das escolas técnicas mais antigas do Brasil para participar do Congresso Nacional.
A Escola Técnica Estadual Parobé é uma das escolas técnicas mais antigas do Brasil, localizada nos arredores do Centro Histórico de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Um destaque foi o envolvimento do corpo escolar junto há 339 estudantes para debater os temas de mudança na educação do país.
Foram duas chapas que apresentaram suas bandeiras para representar a escola no maior evento nacional, escolhendo os delegados rumo ao 40° congresso da UBES. O colégio Parobé tem tradição no movimento estudantil e sua votação foi bem distribuída e participativa, contando com apenas um voto nulo.
Durante as colocações os estudantes focaram a Assistência Estudantil como pauta para o CONUBES, devido à impossibilidade de trabalhar e fazer cursinho. Na pauta estiveram também os impactos das chuvas recentes que deixaram laboratórios alagados e uma sala de tecnologia que não pode ser usada devido a quantidade de goteiras.
Fabíola Loguércio, integrante da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e também da União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (UMSEPA) conta que os estudantes estão ansiosos pelo Congresso: “Esperamos nesse encontro, que reúne estudantes do Brasil inteiro adquirir conhecimento da educação nos outros estados e contribuir nos debates, dando voz às mudanças que queremos no país”.
Localizada no bairro Praia de Belas, próximo ao Centro Histórico porto alegrense, a escola técnica será representada pela chapa que trouxe a proposta da “Construção de Uma Nova Escola” ganhando por 26 votos. Para Fabíola Loguércio: “Na escola Parobé, os estudantes estão mostrando que eles querem mudar a escola e a educação brasileiras, que hoje estão paradas no tempo!”
Da Redação