Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Em Boca da Mata (AL), UMES, grêmio e direção de escola fomentam atividades na Semana do Estudante
26 de agosto de 2013
Em Anápolis, 10º Congresso da UESA define nova diretoria da entidade
26 de agosto de 2013
Mostrar todos os posts

Nova UMES é fundada em Barreiras, Bahia

Aconteceu na última sexta-feira (23), a fundação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Barreiras no Colégio Municipal Sagrado Coração de Jesus, localizado na região oeste da Bahia. A entidade passa a ser a UMES de representação máxima dos estudantes de ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante e dos cursos pré-vestibulares das redes de ensino públicas e privadas do município, tendo por objetivo congregar os estudantes secundaristas e defender os interesses individuais e/ou coletivos dos estudantes.

No ato, estiveram presentes diversas representações estudantis, políticas e educacionais, entre elas a diretora de Cultura da Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas (ABES); representantes dos Grêmios Estudantis locais, entre eles Centro Educacional de Barreirinhas, Aníbal Barbosa, Roberto Santos, Marcos Freire; dos Colégios Estaduais Duque de Caxias, Herculano Farias, Costa Borges, Otávio Mangabeira; professores do Colégio Sagrado, da DIREC 25 e o vereador Otoniel Teixeira.

Após a fala da mesa de abertura, o estudante já presidente do Grêmio Estudantil do Instituo Federal da Bahia, João Felipe, mencionou a importância do movimento estudantil vivo e atento aos problemas e demandas dos estudantes da cidade. “Nós que acompanhamos as manifestações de junho, que convivemos com os problemas na educação do nosso município percebemos que não podemos ficar parados e reféns daqueles que não possuem compromisso com os estudantes e com a educação de Barreiras. Temos que nos movimentar e a fundação da UMES vem como uma luva nas mãos daqueles que se preocupam com presente e o futuro da nossa cidade”, disse João.

diretoria eleita e suas pautas

Com a programação presidida por Beatriz Matos, diretora da ABES, os estudantes participaram e deram suas contribuições na eleição da chapa única apresentada para diretoria da nova entidade. Com o nome “Vem pra rua”, a chapa eleita que estará na diretoria da UMES nos próximos 2 anos é composta por Yuri Laranjeira, do Colégio Municipal Sagrado Coração de Jesus; João Marcos, do Colégio Estadual Professor Alexandre Leal Costa; Lucas Amarante, do CETEP/Bacia do Rio Grande; Manuela Lima, do Colégio Municipal Eurides Santana; Jamile Matos, do Colégio Estadual Antonio Geraldo; André Luiz, do Colégio Estadual Antonio Geraldo e Vanessa Thiala, do Cursinho pré-vestibular da UNEB.

Foi aprovado durante o ato o Estatuto da União e a pauta de reivindicações que nortearão as bandeiras de luta da UMES, recebendo destaque o transporte escolar de qualidade em especial aos estudantes da zona rural, mais investimentos na merenda escolar, passe livre municipal, internet nas escolas e valorização dos profissionais de educação do município dentre outras.

Com Redação, da Diretoria de Comunicação da ABES