Aconteceu na última sexta-feira (23), a fundação da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Barreiras no Colégio Municipal Sagrado Coração de Jesus, localizado na região oeste da Bahia. A entidade passa a ser a UMES de representação máxima dos estudantes de ensino fundamental, médio, técnico, profissionalizante e dos cursos pré-vestibulares das redes de ensino públicas e privadas do município, tendo por objetivo congregar os estudantes secundaristas e defender os interesses individuais e/ou coletivos dos estudantes.
No ato, estiveram presentes diversas representações estudantis, políticas e educacionais, entre elas a diretora de Cultura da Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas (ABES); representantes dos Grêmios Estudantis locais, entre eles Centro Educacional de Barreirinhas, Aníbal Barbosa, Roberto Santos, Marcos Freire; dos Colégios Estaduais Duque de Caxias, Herculano Farias, Costa Borges, Otávio Mangabeira; professores do Colégio Sagrado, da DIREC 25 e o vereador Otoniel Teixeira.
Após a fala da mesa de abertura, o estudante já presidente do Grêmio Estudantil do Instituo Federal da Bahia, João Felipe, mencionou a importância do movimento estudantil vivo e atento aos problemas e demandas dos estudantes da cidade. “Nós que acompanhamos as manifestações de junho, que convivemos com os problemas na educação do nosso município percebemos que não podemos ficar parados e reféns daqueles que não possuem compromisso com os estudantes e com a educação de Barreiras. Temos que nos movimentar e a fundação da UMES vem como uma luva nas mãos daqueles que se preocupam com presente e o futuro da nossa cidade”, disse João.
Com a programação presidida por Beatriz Matos, diretora da ABES, os estudantes participaram e deram suas contribuições na eleição da chapa única apresentada para diretoria da nova entidade. Com o nome “Vem pra rua”, a chapa eleita que estará na diretoria da UMES nos próximos 2 anos é composta por Yuri Laranjeira, do Colégio Municipal Sagrado Coração de Jesus; João Marcos, do Colégio Estadual Professor Alexandre Leal Costa; Lucas Amarante, do CETEP/Bacia do Rio Grande; Manuela Lima, do Colégio Municipal Eurides Santana; Jamile Matos, do Colégio Estadual Antonio Geraldo; André Luiz, do Colégio Estadual Antonio Geraldo e Vanessa Thiala, do Cursinho pré-vestibular da UNEB.
Foi aprovado durante o ato o Estatuto da União e a pauta de reivindicações que nortearão as bandeiras de luta da UMES, recebendo destaque o transporte escolar de qualidade em especial aos estudantes da zona rural, mais investimentos na merenda escolar, passe livre municipal, internet nas escolas e valorização dos profissionais de educação do município dentre outras.
Com Redação, da Diretoria de Comunicação da ABES