Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Acesse a Programação do 14º Coneg da UBES
29 de agosto de 2013
Cerimônia na Câmara dos Deputados na próxima quinta (5) homenageia 65 anos da UBES
29 de agosto de 2013
Mostrar todos os posts

Página “Lá na minha escola” dos estudantes paulistas amplifica debate sobre problemas da educação

A mobilização no Facebook com vídeos e depoimentos secundaristas denuncia falta de estrutura nas escolas públicas do Estado e exige melhorias.

Estudantes do estado de São Paulo partem em uma nova iniciativa nas redes sociais para alertar e atrair a atenção da cidade para deficiências nas instituições de ensino. Batizada de “Lá na minha escola”, a nova página no facebook registra e denuncia os problemas que os estudantes enfrentam diariamente em suas escolas.

Criada pela União Paulista dos Estudantes Secundaristas (UPES), no início do mês de agosto, a página já alcançou a marca de quase 500 likes e o objetivo é que até o congresso anual da entidade esse número pule para 5 mil likes e tenha vídeos de todo o estado.

Para participar o estudante deve curtir a page da campanha no facebook, fazer um vídeo começando com a frase “Lá na minha escola” e terminando com a frase “Por isso eu Sou + educação” e enviá-lo para o e-mail da entidade [email protected]  com o seu nome, escola e cidade.

“A proposta da página é que não só os diretores da UPES e das UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) gravem os vídeos com a galera dos Grêmios Estudantis, mas que passe a ser uma iniciativa dos próprios estudantes enviarem para nosso contato o problema de suas escolas”, acrescenta a presidenta da UPES, Nicoly Mendes.

A ideia vai além de compartilhar com os seguidores da página os problemas de cada escola, esse também é um canal para os estudantes proporem soluções.

Para o estudante e presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES) de São Vicente, Isaac Vinícios, 15 anos, a iniciativa da entidade está aprovada porque é uma forma de mostrar ao governo federal os inúmeros problemas da rede pública de ensino. Ele gravou um vídeo em sua escola (E. E. Martim Afonso) denunciando, dentre outros, o desvio de verba de merenda, a reativação precária de um laboratório desativado há 15 anos e de os alunos serem impedidos de entrar na escola se chegarem atrasados.

O estudante conta ainda que após a publicação do vídeo na página do “Lá na minha escola” sofreu repressão do diretor e foi convidado a se retirar da escola.

Ângela Meyer, diretora de comunicação da entidade estudantil, esclarece que a campanha da página faz parte de uma grande ação da UPES que envolve a denúncia dos estudantes, o debate dos problemas na campanha “Sou + Educação” dentro das escolas e a emissão de uma carta sobre “a nova escola que a gente quer” exigindo as melhorias necessárias.

Inicialmente a página propõe denunciar problemas nas escolas do estado paulistano, no entanto, estudantes de todo o Brasil são convidados a participarem e darem a sua contribuição. A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) apoia e incentiva essa campanha por uma nova escola, a escola que a gente quer.

Da Redação