Estudantes participaram da audiência pública sobre o meio passe na cidade, apontando a insuficiência disso e a necessidade do passe livre integral. Grande ato pelo passe acontecerá na quinta-feira (21/11)
Realizada na Câmara Municipal de Contagem nesta quinta-feira (07/11), a audiência pública teve como pauta o debate sobre a implantação do meio passe estudantil nos transportes públicos do município. Estudantes ocuparam as galerias da casa para acompanhar o evento, que contou com a participação a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) na mesa de diálogo. Com a palavra, o Tesoureiro da entidade, Pedro Henrique Santos, deu voz a luta estudantil: “Meio passe é muito pouco, queremos passe livre para todos os estudantes de Contagem”.
O consenso das intervenções é a importância da implantação do passe estudantil, que como política pública deve dar suporte à formação do estudante, combatendo à evasão escolar e tornando possível o acesso a atividades de formação, culturais, esportivas e intelectuais.
Presentes também diversos vereadores e o atual coordenador municipal de Juventude, Rafael Leal. Ex-presidente da União Estadual de Estudantes do estado mineiro (UEE-MG), Rafael falou dos passos realizados pelo governo: “Avanços como a reaberturas das Fundações de Ensino de Contagem (FUNEC) e a destinação de 100% dos royalties do petróleo para educação vem acontecendo em Contagem”.
O diretor de Ciência e Tecnologia da UBES, Kenedy Alessandro destacou a importância do passe livre no município: “É terceira maior cidade de Minas Gerais. Então dar acesso a cultura, lazer, esporte, teatro, cinema é fundamental”.
Durante a audiência foi convocada pela UBES juntamente com todos os estudantes presentes uma grande Passeata pelo Passe Livre, para a quinta-feira (21/11). Paralisar a cidade na busca por esta bandeira, reunindo entidades, estudantes na cidade de contagem.
Da Redação