Cerca de 40 escolas entrarão na mobilização estudantil que discutirá temas de interesse dos secundaristas e a formação de grêmios estudantis que representem seus interesse dentro da escola
No próximo dia 28 de agosto, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Manaus (UMES-Manaus), lançará na capital amazonense a Caravana de Grêmios que percorrerá escolas de toda região até o dia 30 de outubro. Cerca de 40 escolas participarão da atividade, entre elas o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), Centro de Tempo Integral (CETI Petrônio Portela), escolas estaduais André Araújo, Marco Antônio Vilaça, Sólon de Lucena e Colégio Amazonense Dom Pedro II.
Seguindo em sua segunda edição, a Caravana dos secundaristas manauaras seguirá até 30 de outubro, tendo como debates centrais as pautas dos estudantes pelo Passe Livre Estudantil, a discussão sobre a Reformulação do Novo Ensino Médio, mais democracia nas escolas e mais investimento em educação. Participam da Caravana da UMES-Manaus a União Estadual dos Estudantes Secundaristas do Amazonas (UESAM), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e os estudantes dos grêmios já existentes na capital.
Lucas de Almeida tem 17 anos e é presidente do Grêmio 22, que representa os cerca de 1.500 estudantes do IEA; ele conta que já existe uma boa mobilização para Caravana que promete fortalecer o movimento estudantil em toda capital. “Aqui no bairro mesmo, os estudantes das escolas que não tem grêmio estão interessados e ajudando em toda estrutura. Vamos fortalecer a organização estudantil como forma de combater a ‘ditadura’ nas gestões das escolas, dando voz a quem não tem representatividade diante da gestão escolar e que pode ajudar na melhoria da educação em cada uma dessas instituições”, comenta.
Segundo o diretor da UBES no estado, Matheus Conceição, o secundarista atuante no Grêmio é o guia das pautas de todo movimento estudantil. “Para nós amazonenses, a UBES é como uma grande embarcação, e para essa embarcação ser bem guiada é preciso o leme, e o leme da UBES são os grêmios estudantis bem fortalecidos e tocando a politica da entidade. Nessa caravana queremos chegar a mais escolas para ver a UMES, a UESAM e a UBES cada vez mais fortes em suas bases”, defendeu.
O Grêmio é a organização dos estudantes na escola. Ele é formado apenas por estudantes, de forma independente, desenvolvem atividades culturais e esportivas, jornal, organiza debates sobre assuntos de interesse dos estudantes que não fazem parte do currículo escolar e também organiza reivindicações, tais como compra de livros para a biblioteca, transporte gratuito para estudantes, e muitas outras. Por isso, é muito importante criar o Grêmio Estudantil em sua escola.
Direito de todo estudante secundarista, acesse o site da UBES e ajude a construir a voz da classe estudantil da escola em que estuda: http://www.ubes.org.br/servicos/construa-seu-gremio/
Caravana de Grêmios da UMES-Manaus
De 28 de agosto a 30 de outubro
Mais informações: [email protected]