O maior exame medidor de qualidade de ensino do país pode abrir portas para uma formação superior gratuita.
Este ano 7,1 milhões de estudantes são esperados para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a ser realizado no mês de outubro em todo o território nacional. A Reportagem da UBES entrevistou estudantes em diversos estados do país, confira as dicas:
Eduardo Campos, 17 anos, estuda na Escola Técnica Visconde de Mauá e dá a sua receita: “Eu resolvo os exercícios de provas anteriores do Enem e de outros vestibulares e depois confiro as respostas no gabarito”.
Alexandre Barberino, 19, é de Salvador e estuda na Escola Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas. Além de assistir a filmes temáticos, lê todos os dias notícias do Brasil e do mundo, tira dúvidas com os professores e também consulta provas do Enem de anos anteriores.
Para Kenedy Alessandro,18, que estuda na Escola Estadual Senador Teotônio Vilela, a apostila montada por seu professor de Língua Portuguesa tem lhe auxiliado a compreender questões da atualidade que, segundo seu professor, é a forma como o Enem deve ser encarado. Kenedy também acessa o site souvestibulando.com.br como complemento da sua maratona preparatória.
Ângela Meyer, 18, da Escola Estadual Caetano de Campos, no centro de São Paulo, começou a fazer cursinho, mas agora, devido a falta de tempo, tem estudado por conta própria. Separa três horas por dia para resolver questões dos livros preparatórios para o Enem, além de consultar o Guia do Estudante.
Daiane Macedo, 20, do Instituto de Educação de Goiás, está participando do projeto social sem fins lucrativos, Pré-uni, que oferece cursinhos populares gratuitamente por seis meses. Tem reforço aos sábados e biblioteca aberta para pesquisas. Ela acrescenta que as aulas acontecem em forma de debate – “o que auxilia na formação do pensamento crítico”, completa. O sites da Mais Escola também está no seu manual de estudos.
Ao serem perguntados sobre qual tema pode surgir como proposta para a redação do exame, todos os estudantes são unânimes em responder que a reforma política é uma forte candidata.
E você, como está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio de 2013? Faça valer o seu direito de ter educação gratuita e não perca a chance de garantir um lugar na universidade sem ter que pagar a mais por isso.
As provas so Enem 2013 serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro, a partir das 13h. São quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. O estudante poderá obter mais detalhes no Portal do ENEM: http://enem.inep.gov.br/
Criado em 1998, o ENEM avalia o desempenho do estudante ao fim da educação básica, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de ensino. Ao estudante que realizar as provas desse exame também é dado o direito de se inscrever no Programa Universidade para Todos (ProUni), criado pelo governo federal em 2004, que concede bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior.
Da Redação