Atividade lançará oficialmente as demandas da juventude nas eleições do estado
Os estudantes pernambucanos querem fazer a diferença nas Eleições 2014, para isso, organizam no próximo sábado (30/08) o primeiro fórum de debates da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES-Recife). Para enfrentar a batalha eleitoral com debate de ideias consciente e a maciça participação dos secundaristas, o encontro terá a missão de apresentar a Plataforma Eleitoral com as principais demandas que serão cobradas pela juventude durante as campanhas dos candidatos.
Com o tema “Quando a gente muda o mundo muda com a gente”, o debate acontecerá na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP-UPE) conjuntamente ao 42º Conselho Estadual de Entidades Gerais da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP Cândido Pinto). Com a presença das presidentas da UBES, UNE e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o espaço irá formular democraticamente o aperfeiçoamento de uma proposta ampla, democrática e com a cara dos jovens e dos movimentos sociais do estado.
Representando os principais eixos de defesa do movimento secundarista, a UMES integrará as discussões com sua Plataforma Eleitoral, documento elaborado pela diretoria executiva da entidade no último dia 7 de julho, quando líderes estudantis de diversas regiões do estado e da região metropolitana discutiram e definiram os motes de luta para pressionar os candidatos do pleito que acontecerá em 5 de outubro.
“As manifestações de junho mostram que estamos conectados com a política, nesse sentido reuniremos os estudantes para fazer uma avaliação do governo nos últimos 4 anos. Tanto no nível nacional como estadual, vamos levantar e discutir democraticamente quais conquistas e retrocessos ocorreram no último período e pensar no que é preciso avançar”, declara o presidente da UMES, Jairo Marques.
Entre os destaques do documento estão as lutas por passe livre estadual, ampliação de bolsas e estrutura da rede técnica, expansão de vagas na Universidade Federal de Pernambuco, reformulação do ensino médio, gestão democrática e escolas em tempo integral. Ao longo do mês de setembro, o movimento secundarista realizará atos com os candidatos a governo do estado para que os mesmos se comprometam em seu mandato com as pautas da juventude.
Leia o documento na íntegra acesse aqui.
Evento: Aprovação da Plataforma Eleitoral dos Estudantes
No Facebook, acesse aqui
Data: 30 de agosto | Sábado às 8Hs
Local: Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP-UPE)
Da Redação