Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Redução da maioridade penal – para que lado corta essa faca?
8 de abril de 2014
“Reduzir não é prevenir!”, diz artigo de secundarista
10 de abril de 2014
Mostrar todos os posts

Congresso da UMES-Manaus reúne 800 lideranças estudantis de todo o estado

Gestão é eleita com calendário de lutas definido pela participação da juventude amazonense

Subindo no mapa do Brasil, o Amazonas é um estado marcado pela permanente atividade dos estudantes, a maioria deles secundaristas da rede pública de ensino. Em busca de mudanças na realidade de suas escolas sucateadas, mais investimento no ensino oferecido, valorização e desenvolvimento de políticas públicas para juventude aconteceu no último dia 5 de Abril o 16º Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Manaus.

Com cerca de 800 participantes e mais de 300 delegados credenciados, o fórum máximo de debate dos secundaristas amazonenses colocou no centro das discussões as diversas experiências de seu cotidiano em seus grêmios estudantis e cidades. Entre os presentes também esteve a maior escola de todo o estado, a E.E. Professor José Bernardino Lindoso, de Cidade Nova.

Nova diretoria, novos desafios

Os delegados com direito a voto elegeram por unanimidade a nova diretoria da entidade. O jovem Lucas Pinheiro foi eleito para assumir a presidência da UMES-Manaus para os próximos 2 anos.

Entre as várias intervenções que evidenciaram o caráter democrático de participação, os estudantes apresentaram suas pautas que norteará as próximas atividades. Entre os temas debatidos esteve o Passe Livre Estudantil, o combate à pedofilia e o investimento de 10% do PIB para educação.

Entre os depoimentos que serão motes de luta encabeçada pela UMES-Manaus está o combate à precariezação da estrutura física das escolas. Os jovens denunciaram a situação de suas instituições de ensino em que se tornou comum os estudantes frequentarem salas de aula com guarda-chuva para protegerem-se de goteiras causadas por infiltração e falta de reforma nos prédios.

Manaus (15)

Passe Livre e combate à pedofilia é discutido

Para o vice-diretor da UBES no Amazonas e em Roraima, Vandeison Souza, as expectativas para o próximo período envolve temas centrais para o desenvolvimento da educação. “Nesse novo momento nos levantaremos com mais garra pelo passe livre, estamos entre as primeiras capitais a conquistar o meio-passe, porém perdemos a metade do nosso direito com a redução de metade dos passes limitados em 60. Mais que isso, estaremos nas ruas para defender nossa juventude e as nossas escolas”, conta o líder estudantil.

Vandeison relembra que durante a abertura das falas, muitos dos estudantes trouxeram como tema recorrente a denúncia à pedofilia que assola a juventude amazonense. “Nós pedimos justiça para condenar casos em que pedófilos são denunciados e o poder público não se posiciona. Estamos inclusive iniciando a organização de uma passeata em frente a Assembleia Legislativa para pressionar por respostas”, afirma.

Para ficar por dentro do calendário de lutas da UMES-Manaus, acesse a página oficial da entidade no facebook.

Da Redação