Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Carnaval da ocupação das ruas e da cultura de paz
28 de fevereiro de 2014
“Todos têm o direito de amar e ser amado”
5 de março de 2014
Mostrar todos os posts

Contra aumento, manifestação no PR segura reajuste da tarifa que é adiado

Passe Livre Estudantil irrestrito também foi pauta de reivindicação

Em meio à denúncias de superfaturamento, o anúncio foi feito pelo prefeito Gustavo Fruet durante os desfiles de carnaval de Curitiba deste sábado (1º)

Véspera de carnaval e o anúncio do aumento da tarifa no Paraná mobilizou a juventude paranaense que foi às ruas no último dia 26/02. A mobilização foi organizada pelo movimento estudantil, movimento Passe Livre e juventudes partidárias que saíram do Centro em passeata até a sede da Prefeitura. O ato pacífico contra o aumento das tarifas e por transporte público de qualidade na Capital e região metropolitana antecedeu o anúncio de adiamento do reajuste por mais 15 dias.

Segundo a presidenta da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), Camila Lanes, a falta de estrutura no serviço oferecido à população e o preço das tarifas são agravantes do problema que atinge o transporte. “Nosso transporte já não comporta o número de usuários, ao mesmo tempo que a tarifa é superfaturada, como vemos em escândalos de desvio envolvendo a empresa Urbanização de Curitiba (Urbs)”.

1926115_586023404822762_412023292_o

O suposto aumento tem alcançado polêmica após publicação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) apresentar documento indicando a possibilidade de queda do valor da passagem de até 16,7% sobre o valor atual.

“Hoje, estudante e trabalhador de Curitiba pagam junto com a passagem o imposto de renda da URBS. Pagamos caro por ônibus de má qualidade, por péssimas condições de trabalho para os motoristas e cobradores, e por fim, pelo desrespeito a todos os estudantes que ainda não tem o direito atendido pelo Prefeito e o Governo, que é o direito do Passe Livre Irrestrito”, argumenta Camila sobre as demais pautas da mobilização.

A empresa assinou na sexta-feira (28), a renovação do convênio com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) por mais 15 dias, o que na prática significa que o preço da tarifa deve ficar sem alteração pelo menos pelos próximos dias. O preço da passagem permanece em R$ 2,70 e as denúncias no sistema de transporte público de Curitiba seguem ainda sob análise do Ministério Público do Paraná e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica.

Da Redação