Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES convoca diretores para discutir 2º turno das eleições 2014
13 de outubro de 2014
É Dilma! UBES define apoio no 2º turno
15 de outubro de 2014
Mostrar todos os posts

Educação em jogo para decidir lado dos estudantes no 2º turno

Plano de governo para educação é central para definir opinião dos secundaristas nas eleições

Decidir o lado dos estudantes no 2º turno foi o tema central da Reunião da Diretoria Plena da UBES nessa terça-feira (14/10), em São Paulo. O debate de educação sobre as perspectivas das lideranças estudantis de todo o país iniciou as discussões que encaminhou o posicionamento da entidade.

Na mesa de debate esteve a presidenta da UBES, Bárbara Melo; Emanuelly Rodrigues, diretora da UBES na Bahia e Carlos Eduardo Oliveira, professor de história e ex-presidente da UPES.

“Esse é o momento de trazer à tona a verdade, precisamos saber quem está do lado da educação pautada pelos estudantes e quem é o nosso inimigo. Não estaremos apáticos no 2º turno”, afirmou Bárbara.

Educação na linha de disputas

No próximo dia 26 de outubro acontece o segundo turno para as eleições presidenciáveis, no qual está em disputa a candidata Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).

Nas palavras do professor Oliveira, a grande disputa entre os dois candidatos consiste em decidir se os investimentos irão para educação pública ou para os grandes empresários.

“O debate sobre a educação é sobre a nova fase que vamos defender, pela escola pública que queremos como espaço democrático, investindo no Plano Nacional de Educação. O movimento estudantil precisa elevar o debate político para que o governo rompa com os empresários e tenha o compromisso de investir na educação”, defende.

Em consenso, os estudantes reunidos discutiram que o melhor governo a receber o apoio dos secundaristas será aquele que priorizar em seu plano as pautas educacionais, como comenta Emanuelly.

 “A ordem do dia foi compreender para debater educação, financiar o ensino público nas escolas e nas universidades. Estamos debatendo o nosso futuro, precisamos escolher o melhor plano de governo para o povo brasileiro”, finaliza.

Debate de conjuntura decide apoio à Dilma

Após o debate de Educação, a etapa seguinte foi a deliberação final de Conjuntura que decidiu qual candidatura recebe o apoio dos estudantes.

A plenária que reuniu lideranças da UBES, UNE e ANPG declarou apoio à Dilma Rousseff em decisão unificada que dará corpo a uma Carta dos Estudantes que será entregue à candidata.

“Não podemos ter uma posição que não seja crítica, devemos pensar uma boa carta de apoio com todas as demandas da juventude e dos estudantes, não podemos retroceder. Quem resistiu aos governos neoliberais de Fernando Henrique Cardoso hoje declara apoio à Dilma para apoiar as mudanças”, definiu Bárbara.

Da Redação