Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

O ENEM e o sonho da universidade
7 de novembro de 2014
Saiba o que é proibido e permitido no dia do Enem
7 de novembro de 2014
Mostrar todos os posts

Em noite de terror, dez pessoas são assassinadas em Belém

Após morte de policial, chacina em Belém do Pará é anunciada nas redes

O terror tomou conta de diversos bairros periféricos da região metropolitana de Belém do Pará na madrugada desta quarta-feira (05). Após o assassinato do membro da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam – PM), Antônio Marcos da Silva Figueiredo, áudios e postagens nas redes sociais anunciavam um acerto de contas.

Durante toda a madrugada, denúncias ocuparam as redes sociais, relatando ações, supostamente de milicianos, em diversos  bairros, gravações de áudios e vídeos com flagrantes das ações se espelharam. Uma mensagem de voz chegou a ser compartilhada por meio do aplicativo What’sApp em que uma pessoa pedia para que moradores dos bairros Guamá, Canudos, Terra Firme não saíssem de casa porque um policial havia sido morto e eles iriam fazer uma “limpeza” na área.

A imprensa oficial declarou a morte de 10 jovens, e que há a possibilidade de não haver relação entre as mortes. A própria página da ROTAM em uma rede social declarou que mais de quarenta foram mortos neste noite sangrenta.

UBES Contra o genocídio da juventude  

Em 2012, segundo a prévia do Mapa da Violência 2014, as mortes juvenis (de indivíduos de 15 a 29 anos) provocadas por causas externas (homicídios, suicídios e acidentes) representaram 71,1% do total. No caso da juventude negra, a porcentagem chega ao número alarmante de 76,9%.

O fim do genocídio da juventude negra é uma das pautas defendidas pela UBES. A entidade luta para que a violência termine. De acordo com o diretor de combate ao racismo já virou rotina nas periferias a ação violenta e despreparada das policias militar e civil. “A juventude é desrespeitada, oprimida e muitas vezes exterminada por policiais racistas, machistas e homofóbicos, policiais criminosos como os do Pará mostra a necessidade da desmilitarização da PM e o fim das milícias, precisamos de uma policia cidadã e parceira da sociedade, jovens inocentes são mortos todos os dias, queremos justiça pela morte de nossos irmãos chega de impunidade, nós estamos perdendo nosso direito, o direito a vida. A juventude brasileira pede FIM DO GENOCÍDIO DA JUVENTUDE NEGRA! DESMILITARIZAÇÃO DA POLICIA JÁ!”.