Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Chapecó (SC) faz aniversário e movimento estudantil é homenageado
22 de agosto de 2014
São Luís marca primeiro ato de assinatura da Plataforma Eleitoral da UBES
22 de agosto de 2014
Mostrar todos os posts

Estudantes de escola de Maceió (AL) ocupam secretaria de educação

Secundaristas denunciam falta de professores e má estrutura da instituição 

Ato em defesa da educação insere os estudantes alagoanos no mapa nacional de mobilizações que tem tomado o país no Mês do Estudante. Na quinta-feira (21/08), os secundaristas da escola estadual Professor Margarez Maria Santos Lacet ocuparam a Secretaria de Educação do Estado pautando ensino de qualidade e melhorias estruturais nas escolas.

Com a palavra de ordem “a aula hoje é na rua”, uma das principais bandeiras do movimento que ocupou a sede administrativa do setor no estado, foi a falta de professores em diversas matérias. “Esse problema é muito comum nos dois horários, mas principalmente no período da noite, praticamente ficamos todo o horário com aula vaga”, denuncia Daniel Menezes, estudante do 2º grau, que está na escola há 6 anos.

A falta de estrutura básica para formação das turmas, como por exemplo, a falta de computadores e a abertura dos laboratórios de informática também estiveram entre as reivindicações do ato organizado pela Associação dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (AESA), a UBES e a UNE.

“Essa foi a oportunidade de inserirmos outras questões, como a falta de qualidade na merenda, que geralmente é a mesma toda semana e a deficiência na estrutura física da instituição”, comenta o presidente da AESA, Pedro Menezes.  “A Margarez Lacet se destaca como o melhor time de handebol nas competições entre as escolas públicas, porém, atualmente a quadra está totalmente destruída e sem cobertura, a aula de educação física é dentro da sala de aula”, exemplifica.

Secretaria se compromete

Durante o ato, a secretária adjunta e uma das coordenadoras da 14º Coordenadoria Regionais de Educação, se comprometeram em enviar uma equipe no dia seguinte para fazer um levantamento dessas denúncias e garantiu que até a sexta-feira (28/08) da próxima semana a carência de professores será resolvida.

 “Os estudantes mais uma vez mostraram o seu potencial. Nem mesmo a chuva e todas as dificuldades impostas foram suficientes para nos parar. Ocupamos a secretaria de educação, demos o nosso recado e saímos com uma proposta de solução. Os estudantes mostraram sua capacidade de indignação e juntos, com a AESA, mostraram que educação não é brincadeira”, comemora Pedro.