Pela primeira vez unificada em todo o estado, os jovens do Acre organizaram evento de lançamento no Teatro Hélio Melo, em Rio Branco
Com forte representação do movimento estudantil e da juventude organizada do estado do Acre, foi lançada a Jornada de Lutas da Juventude acreana no último dia 13 de março, quinta-feira. O ato aconteceu na capital, Rio Branco, com a presença dos grêmios estudantis, da UBES, UNE, UBES, DCE da UFAC, DCE da FAAO e outras entidades representativas. do estado. Pela primeira vez, o Acre fará uma Jornada unificada, juntando assim todas as forças de juventude na busca por conquistas e melhorias na educação, saúde, esporte, cultura, mobilidade urbana e todos os direitos que são negados a nossa juventude.
Durante toda manhã, os debate se deu acerca dos rumos e a plataforma que o conjunto de mobilizações irá trilhar. Com debate bastante participativo por todos presentes, uma comissão organizadora foi formada incumbida de conduzirá as discussões das atividades propostas durante todo processo dos atos e manifestações.
Clauderson Santos (Blak), diretor da UBES, conta que a jornada será das massas, contagiando toda juventude secundarista. “A UBES vai entrar nas escolas, dizendo que queremos um novo modelo de ensino médio no País e no Estado, para isso precisamos contagiar os estudantes, servidores da educação e sociedade, para juntos sacudirmos as ruas do Acre”, conta o líder estudantil lembrando que a pauta dos 10% do PIB para educação e o passe livre são bandeiras centrais que reafirmam o rumo por mais conquistas.
Para o diretor da UNE no estado e em Rondônia, Jacson Queiroz, as universidades serão palco dos atos da Jornada. “É hora de entrar nas universidades dizendo que queremos mais pesquisa, extensão e assistência estudantil. O Brasil avançou muito, mas ainda há muito a ser feito, vamos chamar o Governo do Acre para debater a viabilidade econômica do estado, para implantação de uma Universidade Estadual”.
Além da implantação da universidade do estado que figura desde jornadas anteriores, as pautas da juventude se renova pelo fim da padronização do uniforme escolar, pela climatização das salas de aulas e a fundação de uma entidade estudantil secundarista. A comissão organizadora conduzirá o calendário de atividades que seguirão até 9 de abril com passeata unificada no Centro de Rio Branco.
Por Jeffrey Caetano
Com Redação