Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Hoje é último dia para emitir seu título de eleitor
7 de May de 2014
Novos caminhos de luta em Alagoas: acontece amanhã (09) congresso de fundação da AESA
8 de May de 2014
Mostrar todos os posts

Marco Civil da Internet inicia ciclo de debates nas escolas públicas do Acre

Diversas regiões do estado participarão de outros debates que abordarão temas da atualidade. O Marco Civil da Internet foi o primeiro assunto a dar partida no ciclo que percorrerá escolas da capital e interior

Atualizar a juventude, emancipar seu direito de opinar e inserir sua participação nos mais diversos áreas da sociedade são algumas das metas pressupostas para os estudantes das escolas públicas do estado do Acre, onde nesta terça-feira (06/04) foi iniciado o ciclo de debates que percorrerão escolas da capital Rio Branco e do Interior para levar informações aos estudantes do ensino médio.

O início do ciclo dos debates aconteceu nessa terça-feira (06/05), na Escola Glória Peres localizada no bairro Xavier Maia. Em bate-papo com os secundaristas o tema central foi o Marco Civil da Internet (MCI), lei que regula o uso da internet no Brasil por meio da previsão de princípios como a neutralidade da internet, privacidade do usuário, retenção de dados no Brasil, liberdade de expressão e responsabilidade civil de servidores de internet e usuários.

Com relevância para ser debatido com a juventude, o projeto surgiu em 2009 aprovado na Câmara em 25 de março e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff em abril. A estudante do segundo ano do ensino médio, Larissa Oliveira, que participou da atividade, esclareceu suas dúvidas. “Eu tinha uma visão completamente diferente sobre a lei, pensava que seríamos espionados e controlados. Hoje aprendi que não é nada disso, e sim a garantia dos nossos direitos e deveres na rede mundial”, comentou.

Ainda sobre o assunto, o webdesigner do portal Agência de Notícias do Acre Adaildo Neto, mediador do debate diz ser importante que os jovens tenham conhecimento sobre a lei para que possam aplicá-la no dia a dia. “O Marco Civil faz com que a cidadania ultrapasse as fronteiras do mundo real e vá para o mundo virtual. E é de extrema importância que os jovens saibam exatamente do que se trata e os benefícios que ela trará no uso diário da internet”, disse.

O ciclo de debates segue sua agenda, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Secretaria de Comunicação (Secom) e a Secretaria Municipal de Juventude de Rio Branco irá levar informações sobre assuntos relevantes para a sociedade.

Das Agências, com Redação