Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

11 de agosto: Dia do Estudante também é dia de luta
11 de agosto de 2014
Nota da UBES – Diretor regional de Pernambuco
12 de agosto de 2014
Mostrar todos os posts

Movimento estudantil ocupa Secretaria de Transportes no Rio em favor da ampliação do Passe Livre

Desrespeito ao decreto é motivo do ato que pedirá a fiscalização da lei

A Semana do Dia do Estudante é marcada no Rio de Janeiro pela ocupação da Secretaria de Transportes, que acontecerá na próxima terça-feira (26/08). O ato reivindicará o cumprimento da ampliação do decreto, que instituiu em janeiro deste ano, o aumento nas gratuidades aos secundaristas e passe livre aos universitários.

No ano de 2001, após diversas manifestações, os estudantes do Rio de Janeiro conquistaram o direito a ampliações do passe livre, que implementou a bilhetagem eletrônica, limitando o número de viagens em até 60 por mês, utilizadas somente em dias úteis.

“O passe livre sempre foi uma pauta do movimento estudantil e a cidade do Rio de Janeiro foi a primeira capital do país a conquistar esse direito. Porém com o surgimento da bilhetagem eletrônica, aliado aos interesses empresariais, nosso direito foi restringido”, comenta o presidente da AMES, João Neto.

Manifestações de Junho

Em 2013, as mobilizações pelo Passe Livre no Rio de Janeiro, já tomavam conta do calendário de lutas do estado. Em janeiro deste ano, foi pulicado um decreto que dá aos estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública, o direito de até 76 viagens por mês, sendo, no máximo, quatro por dia, incluindo os fins de semana e feriados.

“Existem diversos boletins de ocorrência e vídeos que comprovam que o nosso direito ao Passe Livre não é cumprido. Portanto, depois dessa vitória, não podemos permitir o retrocesso. Se disseram que vai ter passe livre, então tem que ter de verdade. Nós estamos nessa luta pelos estudantes!”, Neto, que denuncia a violação dos direitos dos estudantes.

A concentração dos secundaristas começará nas proximidades do Botafogo Praia Shopping, de onde sairão em passeata rumo à Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro. O movimento é organizado pela Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES-RJ) junto a diversos movimentos estudantis e sociais, entre eles a União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES), União Estadual dos Estudantes (UEE), UBES, UNE, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Ordem dos Advogados no Brasil (OAB).

Da Redação