Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Entidade que nasce na luta! 1º Congresso funda a UESDF
28 de April de 2014
Congresso da UESES reúne lideranças estudantis de 22 municípios do ES
30 de April de 2014
Mostrar todos os posts

PB: 6º Congresso da AESP acontece em Patos e renova pautas secundaristas

Com jovens de mais de 40 municípios e 400 delegados representando suas escolas e cidades, congresso da AESP movimenta juventude na cidade de Patos (PB)

“Educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo”, essa frase de Nelson Mandela ecoou estrondosamente em cada intervenção e nos debate que deu forma ao 6º Congresso da Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP). O maior fórum do movimento secundarista do estado aconteceu do dia 24 a 27 de abril, na cidade de Patos, onde jovens de diversas cidades se reuniram para debater entre os eixos centrais: mais investimentos na educação, cultura e lazer, contra o genocídio da juventude negra, além do combate ao racismo, machismo, violência e homofobia.

Em passeata que partiu da Secretaria de Juventude, os estudantes ocuparam o Plenário Edivaldo Motta da Câmara Municipal de Vereadores para abertura do evento. Presente esteve o Secretário Executivo de Juventude do município de Patos, Marcelo Lima; o ex-prefeito, Nabor Wanderley e representantes da Secretaria de Educação. A vereadora Lucinha Peixoto que solicitou o ato na casa afirmou “a importância da AESP na representação dos secundaristas, a participação de grêmios na luta e defesa da juventude para o desenvolvimento da sociedade. Revela o desejo dos nossos jovens serem protagonistas de sua história”, destacou.

A importância da luta permanente dos estudantes paraibanos também foi destacada pelo presidente que encerra sua gestão, Mailson Lima, relembrando um importante momento. “No último período, ocupando as ruas conquistamos a reforma de 300 escolas como resposta do governo às nossas pautas. A nova gestão tem como bandeira central mais investimentos na educação, dando continuidade às pautas encabeçadas no último período”, conta.

AESP7

400 delegados elegem Igor Rodrigues novo presidente

Sexta-feira, os grupos de debate do 6º Congresso da AESP ocuparam a Escola Estadual Dr. Dionísio da Costa que sediou os debates do evento. Na perspectiva dos estudantes, os temas centrais foram cultura, educação e Copa do mundo. Democraticamente, o fórum deliberativo definiu as diretrizes dos estudantes paraibanos para o próximo dois anos, entre elas a movimentação pela conquista do passe livre estudantil, a batalha pela reforma da estrutura física das escolas, segurança e transporte de qualidade para os secundaristas das zonas rurais.

Na Plenária final, 400 delegados, de diversos segmentos da juventude secundarista votaram e elegeram a nova diretoria da entidade. Igor Rodrigues, 18, estudante da Estadual Melquíades Vilar foi eleito novo presidente.

Para o jovem, é momento de fortalecer a base do movimento estudantil na Paraíba, segundo ele, a perspectiva do próximo período é intensificar o movimento. “Queremos chegar cada vez mais nos lugares distantes, reafirmando uma AESP de todos os paraibanos, pressionar por reformas nas escolas que estão sucateadas e também ir contra os paus-de-arara que ainda existem nos interiores. Vamos inovar na comunicação com o EstudanTV Paraíba, que diminuirá cada vez mais as fronteiras da distância e permitirá o contato direto com a galera”, contou o líder estudantil.

AESP6

Manifesto pela defesa dos direitos da juventude

O encerramento das atividades aconteceu no dia 27 em ato que partiu do Colégio Rio Branco rumo à Praça Getúlio Vargas no período da tarde. Em manifesto pela defesa dos direitos da juventude, a concentração dos estudantes com palavras de ordem e faixas pressionou pelo passe livre irrestrito na capital, em Campina Grande e Patos, pela garantia da meia-entrada e democratização ao acesso à cultura.

Da Redação