Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

O ensino médio que ninguém quer!
26 de fevereiro de 2014
Resolução Política do Conjuve – Nem um passo atrás!
26 de fevereiro de 2014
Mostrar todos os posts

“Te Liga 16” é lançado em Porto Alegre com entidades estudantis

A reunião tratou sobre a campanha da UBES “Te liga 16”, que pretende fomentar a participação política e a confecção do título de eleitor entre os jovens de 16 anos

A participação do jovem na vida política do País esteve em pauta na reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre. O presidente do colegiado, o vereador João Derly coordenou o encontro, que recebeu entidades estudantis e juventudes partidárias para organizar a campanha “Te Liga 16”, da UBES, que visa incentivar a antecipação do título de eleitor.

Paola Loguercio, representante da UBES, destacou a importância da campanha. “Nos anos 80,  a UBES começou a jornada de lutas a favor do voto aos 16 anos. Os jovens precisam de representação. Necessitamos de uma reforma política que tire a cara da velha política e represente a diversidade”. A campanha pretende atingir todas as escolas de ensino médio do estado. Para ela, a participação da Casa é fundamental. “A ideia é que a Câmara nos dê auxílio institucional e publicitário, colaborando para trazer o TRE nas escolas”, afirmou.

O presidente da Cece, vereador João Derly (PCdoB), destacou que os jovens precisam ser reconhecidos e ter espaço para atuar. “É de extrema importância que façamos parte desta campanha que oportuniza que a juventude se aproxime efetivamente da política. O voto é a arma mais forte que temos”.

Os estudantes Lucas Bernardes, representante da UNE, e Letícia Moreira da Silva, representante da União Gaúcha dos Estudantes Secundaristas (UGES) salientaram a importância de uma juventude politizada. “A juventude é protagonista de várias mudanças na nossa sociedade, temos o exemplo dos caras pintadas e da conquista do Estatuto da Juventude”, destacou Lucas. Para Letícia, o desafio a enfrentar é a falta de conhecimento sobre como atuar no meio político. “Vivemos em um momento em que muitas vezes a juventude quer participar e não sabe como. Temos que mostrar como, de que forma fazer. Os jovens querem saber mais, e a campanha é uma grande oportunidade de mostrar os primeiros passos.”

Nos próximos dias, um grupo de trabalho deverá ser formado na Cece para desenvolver as ações sobre o “Te Liga 16”.

Do Cece, com Redação