Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Por que a reforma política democrática é uma luta dos estudantes?
10 de setembro de 2014
Na internet, Plebiscito soma mais de 1,5 milhão de votos pelo SIM
11 de setembro de 2014
Mostrar todos os posts

#UBESEleiçoes2014: E aí, qual deputado vai ganhar seu voto?

Antes de decidir, saiba o que você pode e deve cobrar do representante que irá eleger

Todos nós sabemos que é graças ao direito de ir às urnas e eleger nossos governantes em eleições livres é que garantimos um sistema eleitoral brasileiro regido pela democracia representativa, certo? Sabendo disso, o especial #UBESEleiçoes2014 inicia a semana falando sobre um dos pilares desse sistema: o voto consciente.

Para que a escolha feita nas urnas contribua em melhorias para o país, o primeiro passo é entender qual é a função dos cargos em disputa, para então escolher o melhor candidato. Os deputados estaduais e federais estarão entre as opções no dia 5 de outubro, por isso, vamos esclarecer algumas dúvidas.

Deputados, quem são eles?

Nas urnas, os eleitores terão a opção de votar em dois deputados diferentes: estadual e federal. Os dois cargos tem incomum a responsabilidade de criar e fiscalizar leis, porém, seus campos de atuação são diferentes.

Enquanto o deputado estadual se dedica especialmente a melhorar as leis do estado e representar os interesses de uma população específica (a baiana, por exemplo), o deputado federal atua nacionalmente. Os dois tem o papel de fiscalizar os gastos públicos, porém em diferentes campos.

A eleição dos deputados é definida pelo Sistema Proporcional ou Sistema de Lista Aberta, onde é possível votar tanto no candidato quanto nas legendas partidárias. Neste sistema, o partido que obtiver mais votos recebe mais cadeiras levando em conta a votação da legenda (partido político ou coligação de partidos) para a definição do número de candidatos eleitos pela mesma, e a votação obtida pelo candidato, para determinar quais candidatos de cada legenda ocuparão as vagas conquistadas.

O deputado estadual

Suas funções são desenvolvidas na Assembleia Legislativa Estadual, órgão superior do Poder Legislativo em cada estado, onde o número de deputados estaduais corresponde ao triplo da representação do Estado na Câmara.

Entre as atividades está a de legislar, propor, emendar, alterar e revogar leis estaduais, também fiscalizar as contas do Poder Executivo (governador, vice e secretários estaduais). São os deputados estaduais quem negociam projetos da população e aprovam o orçamento.

É nas Assembleias, através das decisões dos deputados estaduais, que importantes bandeiras dos movimentos sociais se tornam realidade, entre elas projetos de passe livre para estudantes e demandas das redes técnicas de ensino, como ampliação de um refeitório e até mesmo políticas de assistência.

O deputado federal

Em escala nacional, os deputados federais somam hoje na Câmara dos Deputados 513 parlamentares responsáveis por representar o povo brasileiro no Congresso Nacional. Eles são eleitos por voto direto nas 27 unidades federativas; a distribuição de cadeiras é feita por estado, de acordo com o tamanho da população.

Estados como Mato Grosso, Sergipe e Rondônia possuem apenas 8 representantes, enquanto São Paulo possui 70. A distribuição é feita proporcionalmente com esses limites mínimos e máximos. Para saber o número de deputados por estado e o cálculo correspondente, acesse aqui.

Através dessa composição, os deputados federais representam na Câmara, em Brasília, atividades que viabilizam a realização dos anseios da população, mediante discussão e aprovação de propostas referentes às áreas econômicas e sociais, como educação, saúde, transporte, habitação, entre outras.

Importantes projetos passam pelo crivo dos deputados federais, entre eles o Plano Nacional de Educação (PNE), uma das principais bandeiras do movimento estudantil por acesso ao ensino público e de qualidade em todo o país.

Escolha bem seu voto!

Na página www.eleições2014.com.br você pode ter acesso à lista de candidatos. Verifique as propostas de cada um deles e vote consciente no dia 5 de outubro.
Veja:
Deputados estaduais (acessando aqui)
Deputados federais (acessando aqui).

Da Redação