Encontro renova pautas regionais e elege nova diretoria
Discutindo as diretrizes da educação na região serrana do Espírito Santo, na última sexta-feira (13/09) aconteceu o 2º Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Venda Nova (CONUMES). A conjuntura brasileira de ensino e política foram os temas norteadores do evento sediado pelo Instituto Federal, campus Venda Nova do Imigrante (IFES).
Com estudantes de Ibatiba, Castelo e Vitória o evento ressaltou as pautas emergenciais por eleições diretas para diretor, gestão participativa nas escolas e a criação de grêmios em todas as instituições do município. Na mesa de abertura estiveram os diretores de organizações estudantis do Grêmio do IFES-Venda Nova, UBES, União Estadual dos Estudantes Secundarista e do DCE do IFE-Guilherme Viza.
Representantes do governo local, entre eles deputados, o prefeito do município e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores também estiveram presentes.
Encerrando sua gestão, Breno Caetano que esteve na presidência da UMES nos últimos dois anos afirma que o encontro renovou as bandeiras de luta da juventude.
“O 2º congresso da UMES foi muito mais que uma eleição, foi um amplo encontro regional onde os estudantes debateram política, e o mais importante, chegaram à soluções. Tenho certeza que a nova gestão cumprirá os desafios que vem pela frente”.
A UMES-Venda Nova é a entidade que representa os sonhos e desafios dos secundaristas de todo o município. No dia a dia, é a UMES quem dialoga com os estudantes do IFES (que juntos somam mais de 600 jovens), a rede pública estadual (mais de 1.300 estudantes) e toda a rede municipal.
O novo presidente à frente da organização estudantil é Elízio Spadetto, do IFES.
Acompanhe as atividades da UMES acessando a página da entidade no facebook.
Da Redação