Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

O mote da juventude na Bahia é o passe livre
12 de janeiro de 2015
Resultado do Enem é divulgado
13 de janeiro de 2015
Mostrar todos os posts

AGES NA LUTA PELO PASSE LIVRE ESTUDANTIL

No último dia 02/01, sexta-feira, a Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador – AGES, que compõe a Frente Única pela Mobilidade Urbana, esteve presente na linha de frente do ato que aconteceu em frente a Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (SEMUT), contra o aumento indiscriminado da tarifa do transporte público de Salvador que passou de 2,80 para 3,00 reais e a favor da implementação do Passe Livre.

O ato que ocorreu em frente a Secretária Municipal de Urbanismo e Transporte – SEMUT, que teve seu simbolismo expresso com a queima da catraca na porta da secretária e a leitura de uma carta manifesto sobre a situação do transporte público da capital baiana, considerada a cidade mais desigual do país, onde 40% da população recebem um salário mínimo ou menos e são os principais utilizadores desse sistema e que sentem na pele, e no bolso, o verdadeiro custo do aumento surpresa de 7,14% na tarifa, que numa esfera mensal representa 22% do salário mínimo.

A luta por uma educação pública gratuita e de qualidade se apresenta de maneira transversal com as questões de mobilidade urbana e acessibilidade. E por compreender desta forma que a Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador – AGES, ao longo desses dez anos de construção vem pautando a implementação do Passe Livre para os estudantes de escolas e universidades públicas, prounistas e de baixa renda, para que se garanta o acesso a educação de forma integral e ininterrupta, dentro e fora das instituições de ensino, permitindo também o acesso a cultura, ao esporte, ao lazer e a cidade.

 

O Prefeito ACM Neto anunciou ainda em 2014, 300 novos ônibus para substituir os velhos em uma frota obsoleta e ineficaz. Uma medida apenas paliativa que ignora de forma absurda a extrema necessidade da elaboração de uma política mobilidade urbana competente. O fato é que Salvador é a cidade com a tarifa mais cara do Nordeste e depende somente de um modal de transporte de massas até que o metrô inaugurado pelo Governo do Estado possa atender de fato a demanda de massas. Queremos Passe Livre para os estudantes de escolas e universidades públicas, prounistas e de baixa renda seu Prefeito! Queremos é um transporte público barato e eficaz.

Rede Ages