Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

SECUNDARISTA PROPÕE “PACOTAÇO ANTICORRUPÇÃO”
24 de agosto de 2015
GAROTAS EXPOSTAS NA REDE TEM SUAS VIDAS PREJUDICADAS
28 de agosto de 2015
Mostrar todos os posts

ESTUDANTES DE MG FUNDAM NOVA ENTIDADE SECUNDARISTA

Mais de 40 escolas foram mobilizadas e fizeram parte do Congresso

Depois de anos de dependência da União dos Estudantes Secundaristas de Uberlândia (UESU), entidade que deixou de ter representatividade secundarista se mantendo aparelhada por interesses políticos e financeiros, um grupo de estudantes fundou a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Uberlândia (UMES), organização que irá representar de fato as vontades e anseios da juventude do município.

Com mais de 40 escolas mobilizadas, os secundaristas realizaram no último sábado (22/08), no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (CEMEPE), o seu primeiro congresso, que elegeu a estudante da Escola Municipal Afrânio Rodrigues da Cunha Mainá Araújo presidenta da UMES.

De acordo com Mainá, a entidade irá lutar incansavelmente contra qualquer tipo de retrocesso e exigir que a voz dos estudantes seja ouvida.

“Hoje em dia, tenho percebido que a juventude tem sido deixada de lado e não está sendo ouvida. Infelizmente, nós vivemos em uma sociedade onde o jovem não tem voz e é cada vez mais oprimido. A UMES Uberlândia irá lutar para que essa realidade seja mudada. Todos nós sabemos que não será uma luta fácil e que não é algo que se pode conseguir da noite para o dia, e apesar disso, estamos dispostos a travar uma batalha contra essa sociedade opressora e mostrar para todos que nós temos voz e que ela precisa ser ouvida”, afirma.

A entidade já deu o pontapé inicial na luta em defesa da juventude definindo alguns de seus posicionamentos: contra à redução da maioridade penal, contra os cortes de verba na educação, por uma escola que combata todas as formas de opressões, por um movimento estudantil unido e fortalecido dentro e fora das escolas.

O vice-UBES de MG, Fernando Ganso, diz que fundar uma entidade no atual cenário político e de luta dos estudantes uberlandenses é um ato de muita coragem.

“Fundar a UMES é um feito de muita ousadia, principalmente na atual situação crítica de lutas dos estudantes do nosso estado. A União Colegial de Minas Gerais fez parte desse Congresso em que os estudantes saíram com um saldo muito positivo, sabemos que a UMES vai estar a frente da luta do movimento estudantil e não aparelhada em um grupo de figuras do município. Desejo muitas lutas e vitórias a nova entidade e sua atual gestão”, disse.

Débora Neves, da Redação.