Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

GÊNERO E DIVERSIDADE: MAIS UM CAPÍTULO DA LUTA CONTRA AS OPRESSÕES
26 de junho de 2015
JUVENTUDE UNIDA CONTRA A REDUÇÃO
30 de junho de 2015
Mostrar todos os posts

UBES CONVOCA: MARCHA CONTRA A REDUÇÃO TERÇA (30), EM BRASÍLIA

Estudantes pressionarão para barrar a PEC no plenário da Câmara

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas convoca todos a se somarem à marcha contra a redução na próxima terça-feira, dia 30 de junho, em Brasília (DF). O objetivo é pressionar os parlamentares contra a proposta de reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos de idade, que será votada em primeiro turno no plenário da Câmara dos Deputados.

Para pressionar e impedir que a pauta avance, caravanas de estudantes sairão de diversos Estados do país para o ato. A concentração será às 8h, em frente ao Museu Nacional da capital federal, na Esplanada dos Ministérios.

“Estamos todos os dias indo até o gabinete de cada um dos deputados fazer essa disputa de ideias e mostrar o porquê da juventude ser contra a redução da maioridade penal, esclarecendo que o futuro está em jogo. Nossa expectativa é fazer com que essa pressão barre o retrocesso, barre a redução. Queremos mais políticas públicas para a juventude, mais escolas e menos cadeias”, declarou a presidenta da UBES, Bárbara Melo.

“A redução da maioridade penal, que foi vergonhosamente aprovada pela comissão especial que trata da matéria, é um retrocesso perigoso para um Brasil que ainda não transformou as bases sociais das crianças e adolescentes e que, simultaneamente, possui um dos piores modelos carcerários de todo o planeta”, explica a presidenta da União Nacional dos Estudantes, Carina Vitral.

STF GARANTE PRESENÇA DA UBES NA CÂMARA

Contra a postura restritiva do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do presidente da Comissão Especial, André Moura (PSC-SE), que impediu a participação dos movimentos sociais na votação da semana passada, o movimento estudantil entrou com pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) e já garantiu que lideranças da UBES, UNE e ANPG acompanhem as discussões da proposta na terça-feira.

No documento, o movimento estudantil também denunciou que vêm sendo violentamente reprimido pelos agentes da Polícia Legislativa, sob ordens de Cunha e do presidente da Comissão Especial, que tentam calar manifestações que se oponham à redução da maioridade penal. Leia o documento na íntegra aqui: http://ow.ly/OE1qj.

SERVIÇO

O quê? Marcha em Brasília contra a redução da maioridade penal
Quando? 30 de Junho | Terça-feira às 8hs
Onde? Museu Nacional, Brasília – DF.