Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES DIVULGA PESQUISA COM ESTUDANTES DO ENSINO TÉCNICO
14 de abril de 2015
GO: ESTUDANTES DO CAMPUS INHUMAS REIVINDICAM MAIS LIBERDADE NO INSTITUTO FEDERAL
14 de abril de 2015
Mostrar todos os posts

16 DE ABRIL NAS RUAS DE BRASÍLIA

Após passeata, estudantes querem ser recebidos por grupo de parlamentares e apresentar reivindicações também ao novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro

Nesta quinta-feira, 16 de abril, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) realizarão uma marcha em Brasília como parte da tradicional Jornada de Lutas da Juventude, série de manifestações realizada todos os anos nos meses de março e abril. A Jornada lembra a data de morte de Edson Luis, secu​n​darista assassinado por militares no dia 28 de março de 1968, e a de nascimento do ex-presidente da UNE, Honestino Guimarães (28/3/1949), sequestrado e morto pela ditadura militar.

Os estudantes tomarão as ruas da capital federal em defesa da democracia, por mais investimentos em educação e contra a redução da maioridade penal. A concentração está marcada para às 10h, em frente à Biblioteca Nacional. A passeata seguirá até o Congresso Nacional.

“Nós estamos num período em que o Congresso Nacional está com uma postura de querer retroceder direitos, como a redução da maioridade penal e liberalização da terceirização. Vamos fazer essa passeata para mostrar aos parlamentares que os estudantes tem lado, que é o lado do trabalhador e da juventude”, afirma a presidenta da UBES, Bárbara Melo.

Uma comissão formada pelas entidades estudantis deverá realizar uma audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros. O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, também deverá receber os estudantes, que apresentarão ao governo Dilma a sua pauta de reivindicações​​.

“Queremos que a agenda da juventude seja a prioridade. Queremos que a Câmara avance na reforma política democrática, com o fim do financiamento empresarial de campanha, invista em escolas e em cultura para a juventude. Queremos que os deputados cumpram o Estatuto da Criança e do Adolescente e não votem a redução da maioridade penal. Enquanto a Câmara quiser retroceder, nós iremos resistir”, completa a presidenta da UBES.

As entidades estudantis divulgaram manifesto em que apresentam argumentos contrários à proposta da redução da maioridade, além pedir uma reforma política com o fim do financiamento empresarial de campanhas. Os estudantes querem também um plano de assistência estudantil para o ensino técnico e a reformulação do ensino médio no Brasil. Leia o documento abaixo:

MAIS ESCOLAS, MENOS CADEIAS

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) convocam todas e todos para se mobilizarem contra a recente onda conservadora que quer prejudicar o país e a juventude. Não bastassem os ataques à nossa democracia, ideias golpistas começam a ressuscitar a terrível ditadura militar e propostas absurdas como reduzir a maioridade penal. Eles querem encarcerar os adolescentes pobres – quase sempre negros – nos terríveis presídios brasileiros, com o falso argumento de combater a violência.

As entidades estudantis sabem que, na verdade, quem combate a violência é o investimento na escola pública, na estrutura da educação, na valorização dos professores e dos projetos educacionais. Quem combate a violência é a democratização da cultura, do esporte, dos espaços livres e produtivos da juventude. Quem combate a violência é a maior participação do jovem na sociedade, nos movimentos da sua comunidade, na política, nos coletivos, no empreendedorismo. Quem combate a violência não são as cadeias, são as escolas.

Porém, não queremos a mesma escola que está aí, desde a época da ditadura militar, com currículos atrasados, desinteressantes e uma dinâmica distante da realidade dos jovens. A UBES quer a Reformulação do Ensino Médio para criar uma nova escola democrática, com grande participação dos estudantes em todos os processos, com mais acesso à tecnologia e às novas linguagens, mais proximidade com a cultura, com o esporte e outras práticas coletivas. É necessário criar um ensino médio sem preconceitos nem intolerâncias, uma escola permanentemente contra o machismo, o racismo e a homofobia.

Precisamos também valorizar o Ensino Técnico para garantir uma formação melhor aos milhões de alunos desse setor e impedir que eles abandonem os estudos. Queremos um Plano Nacional de Assistência Estudantil para o Ensino Técnico, com a criação de bolsas, restaurantes estudantis, auxílio moradia e creches para as mães estudantes. Além disso, queremos o Passe Livre nos transportes para os alunos do ensino técnico, para combater a evasão escolar e a regulamentação da meia-entrada de todos os estudantes do país em eventos culturais e esportivos.

Nós queremos mais escolas. Alguns deputados e senadores, infelizmente, querem mais cadeias. Esse é o retrato de um Congresso Nacional conservador, que não está se importando com o futuro da juventude. Por esse e outros motivos, a UBES defende uma verdadeira Reforma Política para mudar as bases do sistema eleitoral brasileiro, permitindo somente a eleição daqueles que são realmente comprometidos com o povo e com a justiça social. Para isso, queremos o fim do financiamento de empresas a campanhas políticas, combatendo a corrupção e a troca de interesses entre empresários políticos. A reforma que a UBES quer também envolve maior participação das mulheres, dos negros, dos jovens e de outros grupos excluídos da política.
Nossos sonhos são muitos e nosso caminho é longo, mas temos a energia e alegria de quem confia no Brasil. Somos milhões em todas as salas de aula, laboratórios, nos cursos preparatórios de norte a sul do país. Somos a juventude que defende a democracia, que não aceita retrocessos, não aceita golpe, que luta em defesa da democracia e enxerga sempre à frente, porque não desistirá das suas maiores ideias.