EEmpregador Web é uma plataforma criada com o objetivo de tornar mais rápido e desburocratizar a solicitação do seguro-desemprego. Ele visa a comodidade para trabalhadores e empregadores ao excluir a necessidade de formulários impressos. Além disso, também agiliza a concessão do benefício e contribui para a preservação do meio ambiente ao não usar papéis no processo. A fim de entender melhor como funciona essa plataforma, confira o artigo.
É comum o Governo Federal adotar medidas para otimizar processos burocráticos, alguns serviços disponibilizados digitalmente são o Simulador Meu INSS, INSS Digital e E-social Gov que facilitam muito a vida de milhares de brasileiros. No entanto, tais plataformas tem funções relacionadas apenas à aposentadoria e ao pagamento dos tributos do trabalhador doméstico. Dessa maneira para a solicitação do seguro desemprego online, surge o Empregador Web.
A plataforma Empregador Web foi desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e permite que o pedido de seguro-desemprego seja realizado inteiramente pela internet. Mais que isso, através do Empregador Web, o empregador pode controlar os pagamentos previdenciários dos empregados.
O empregador deve entrar no site Empregador Web e realizar o cadastro da empresa. Para fazer a inscrição é necessário seguir as etapas:
O formulário é auto explicativo e intuitivo. Com as informações preenchidas e após clicar em “Cadastrar”, uma senha de acesso é enviada para o e-mail cadastrado. Depois desse procedimento, o acesso a plataforma poderá ocorrer das seguintes formas:
Importante: a senha do usuário deve ser mantida em segurança. Isso porque todo o acesso a plataforma depende dela, sendo assim, apenas o dono da empresa ou alguém de confiança pode portar essa informação.
O Empregador Web agiliza a entrada e solicitação do seguro desemprego. Os empregados disponibilizam os dados necessários dos trabalhadores para a realização desse processo. Isso resulta em uma eliminação no acúmulo de requerimentos, o que gera também uma economia para a empresa, já que através do procedimento online gastos com formulários são excluídos.
Para o empregador poder requerer seguro desemprego do funcionário dispensado, ele deve seguir os passos:
É importante que todos os dados do trabalhador dispensado sejam corretamente cadastrados para o envio do requerimento
A plataforma Empregador Web conta com o sistema de segurança SSL (Secure Socket Layer) que é responsável por preservar a segurança das informações registradas. Dessa forma, a passagem de fluxo de dados pelo site fica isenta de qualquer risco.
Em primeiro lugar, caso o empregador não tenha feito o cadastro do empregado dispensado, o próprio empregado deve solicitar seu seguro desemprego. Antigamente o trabalhador precisa agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Sine (Sistema Nacional de Emprego), preencher um formulário extenso e demorado e levar toda a documentação.
Com o sistema online tudo tende a ser mais rápido e simples e visa evitar as extensas filas. Entretanto, o trabalhador ainda precisará comparecer a uma agência do Sine pessoalmente (um procedimento necessário para evitar fraudes). Mas o atendimento deve ser mais rápido já que a parte mais demorada dos atendimentos presenciais é o preenchimento cadastral que já terá sido feito pelo computador.
Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física. O trabalhador precisa acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, ele receberá uma senha provisória que deverá ser trocada já no primeiro acesso.
Caso o trabalhador não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.
O cadastro está dividido em oito páginas com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis.
Ao finalizar o preenchimento de cada página, o próprio programa direciona o trabalhador automaticamente para a página seguinte. Uma das páginas permite ao trabalhador colocar informações sobre sua qualificação acadêmica e profissional, dados importantes para que o programa busque vagas de emprego disponíveis na área do trabalhador:
O agendamento para as vagas de emprego é muito simples e intuitivo. O trabalhador tem ainda a opção de se inscrever em cursos de qualificação. Ao final, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício do Seguro-Desemprego:
Aí, é só agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet. Entretanto, se a data para o atendimento presencial ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.
Você tem mais um benefício online que é o ID Jovem. Tem direito a ele jovens de 15 a 29 anos e de família de baixa renda. Para saber mais sobre esse programa acesse: ID Jovem – Identidade Jovem | Tire suas dúvidas!
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