Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES, UNE e ANPG convocam primeira Bienal unificada das entidades
26 de November de 2018
Primeira vez na Bienal? Conheça o ABC da maior mostra estudantil da América Latina
30 de November de 2018
Mostrar todos os posts

Empregador Web para o seguro desemprego entenda como funciona.

EEmpregador Web é uma plataforma criada com o objetivo de tornar mais rápido e desburocratizar a solicitação do seguro-desemprego. Ele visa a comodidade para trabalhadores e empregadores ao excluir a necessidade de formulários impressos. Além disso, também agiliza a concessão do benefício e contribui para a preservação do meio ambiente ao não usar papéis no processo. A fim de entender melhor como funciona essa plataforma, confira o artigo.

É comum o Governo Federal adotar medidas para otimizar processos burocráticos, alguns serviços disponibilizados digitalmente são o Simulador Meu INSS, INSS Digital e E-social Gov que facilitam muito a vida de milhares de brasileiros. No entanto, tais plataformas tem funções relacionadas apenas à aposentadoria e ao pagamento dos tributos do trabalhador doméstico. Dessa maneira para a solicitação do seguro desemprego online, surge o Empregador Web.

A plataforma Empregador Web foi desenvolvida pelo Ministério do Trabalho e permite que o pedido de seguro-desemprego seja realizado inteiramente pela internet. Mais que isso, através do Empregador Web, o empregador pode controlar os pagamentos previdenciários dos empregados.

Como funciona o Empregador Web?

O empregador deve entrar no site Empregador Web e realizar o cadastro da empresa. Para fazer a inscrição é necessário seguir as etapas:

  • Com a página do site Empregador Web carregada clique em “Cadastrar Gestor”;
  • Necessário disponibilizar os dados referentes a empresa, como tipo e número de inscrição, nome da empresa, logradouro, razão social, CEP entre outros.

O formulário é auto explicativo e intuitivo. Com as informações preenchidas e após clicar em “Cadastrar”, uma senha de acesso é enviada para o e-mail cadastrado. Depois desse procedimento, o acesso a plataforma poderá ocorrer das seguintes formas:

  • Com certificado digital: nessa opção o empregador pode contemplar todos os serviços disponibilizados pela plataforma.
  • Sem certificado digital: para o empregador que não possui certificação digital, o acesso é bem mais restrito, permitindo apenas o cadastro de procuração, no qual o procurador executa atividade como cadastro de filial e envio de requerimentos de seguro desemprego para o ministério do trabalho.

Importante: a senha do usuário deve ser mantida em segurança. Isso porque todo o acesso a plataforma depende dela, sendo assim, apenas o dono da empresa ou alguém de confiança pode portar essa informação.

Para que serve?

O Empregador Web agiliza a entrada e solicitação do seguro desemprego. Os empregados disponibilizam os dados necessários dos trabalhadores para a realização desse processo. Isso resulta em uma eliminação no acúmulo de requerimentos, o que gera também uma economia para a empresa, já que através do procedimento online gastos com formulários são excluídos.

Como agendar o seguro desemprego pelo empregador web?

Para o empregador poder requerer  seguro desemprego do funcionário dispensado, ele deve seguir os passos:

  • Acessar o menu “Requerimento”, clicar em “Cadastrar” e, após isso, preencher o “formulário de dispensa”;
  • Depois basta preencher todas as informações e aparecerá a mensagem “operação realizada com sucesso”.

É importante que todos os dados do trabalhador dispensado sejam corretamente cadastrados para o envio do requerimento

O Empregador Web é seguro?

A plataforma Empregador Web conta com o sistema de segurança SSL (Secure Socket Layer) que é responsável por preservar a segurança das informações registradas. Dessa forma, a passagem de fluxo de dados pelo site fica isenta de qualquer risco.

Como funciona para o Empregado?

Em primeiro lugar, caso o empregador não tenha feito o cadastro do empregado dispensado, o próprio empregado deve solicitar seu seguro desemprego. Antigamente o trabalhador precisa agendar o comparecimento a um posto de atendimento do Sine (Sistema Nacional de Emprego), preencher um formulário extenso e demorado e levar toda a documentação.

Com o sistema online tudo tende a ser mais rápido e simples e visa evitar as extensas filas. Entretanto, o trabalhador ainda precisará comparecer a uma agência do Sine pessoalmente (um procedimento necessário para evitar fraudes). Mas o atendimento deve ser mais rápido já que a parte mais demorada dos atendimentos presenciais é o preenchimento cadastral que já terá sido feito pelo computador.

  • Para acessar os serviços da plataforma Emprega Brasil é necessário se cadastrar no site Emprega Brasil e clicar em “Cadastrar”
  • Informe seus dados pessoais: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Estado de Nascimento; Se for nascido no exterior, selecione “Não sou brasileiro”.
  • Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral.

Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física. O trabalhador precisa acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, ele receberá uma senha provisória que deverá ser trocada já no primeiro acesso.

Caso o trabalhador não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

Será necessário ainda preencher um cadastro com informações pessoais e profissionais, o mesmo que era preenchido anteriormente nos postos do Sine.

O cadastro está dividido em oito páginas com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis.

Ao finalizar o preenchimento de cada página, o próprio programa direciona o trabalhador automaticamente para a página seguinte. Uma das páginas permite ao trabalhador colocar informações sobre sua qualificação acadêmica e profissional, dados importantes para que o programa busque vagas de emprego disponíveis na área do trabalhador:

As vagas de emprego são relacionadas automaticamente pelo programa:

O agendamento para as vagas de emprego é muito simples e intuitivo. O trabalhador tem ainda a opção de se inscrever em cursos de qualificação. Ao final, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício do Seguro-Desemprego:

Aí, é só agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do documento pela internet. Entretanto, se a data para o atendimento presencial ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.

Você tem mais um benefício online que é o ID Jovem. Tem direito a ele jovens de 15 a 29 anos e de família de baixa renda. Para saber mais sobre esse programa acesse: ID Jovem – Identidade Jovem | Tire suas dúvidas!

Se você é estudante, não esqueça: A única forma de garantir meia-entrada em entretenimentos como shows, eventos e cinema é com a Carteira de Estudante Oficial das entidades estudantis. Peça à sua!