Também conhecido como Identidade Jovem é um documento destinado aos jovens de baixa renda que tenham de 15 a 29 anos. São milhões de brasileiros que têm cobertura do programa e que, com o ID Jovem tem maior acesso aos seus direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013
Entre os benefícios ofertados pelo programa está a meia-entrada em eventos artísticos-culturais e esportivos como jogos de futebol. Como também, o acesso a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.
5 Passos rápidos para ter seu ID Jovem 2.0
- Acesse o site https://idjovem.juventude.gov.br/emitir-id-jovem ou baixe o aplicativo ID Jovem 2.0
- Preencha com os dados requisitados: número NIS, nome da mãe, telefone, seu nome completo, data de nascimento e e-mail.
- Insira uma foto para constar no documento ID Jovem 2.0
- Depois da confirmação, caso não haja erros em seu cadastro, será gerado sua ID jovem com QRCode com código de identificação, data de validade e dados do titular;
- Por fim, clique na imagem de seu cartão e, caso esteja pelo computador e queira imprimi-lo você também pode fazer isso e ter seu cartão físico além do virtual.
No entanto, alguns pré requisitos devem ser observados, são eles:
- A renda mensal da família do jovem deve se de até dois salários mínimos.
- O jovem deve estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
- Também é necessário ter as informações cadastrais do CadÚnico atualizadas nos últimos 24 meses.
- Saber o NIS: Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.
Tem dúvidas sobre como fazer seu cadastro no CadÚnico, não está encontrando seu NIS ou ainda tem perguntas? Então leia o artigo ID Jovem – Identidade Jovem | Tire suas dúvidas!