O ID Jovem pode ser usado para ter meia-entrada em cinemas e demais eventos culturais. Ele foi criado com o intuito de dar mais acesso à cultura, arte e oferecer uma educação complementar aos jovens. Para ter o seu ID Jovem nem é necessário estar estudando, portanto até quem já concluiu os estudos pode emitir o documento e usar os benefícios. Tem direito a ele jovens de 15 a 29 anos e a emissão do documento é totalmente gratuita.
O ID Jovem também é conhecido como Identidade Jovem. Esse documento possibilita que o beneficiado tenha acesso à meia-entrada em cinemas, shows, jogos, exposições e demais eventos de entretenimento. Conforme consta no artigo. 23 da Seção VI na Lei nº 12.852:
Art. 23. É assegurado aos jovens de até 29 (vinte e nove) anos pertencentes a famílias de baixa renda e aos estudantes, na forma do regulamento, o acesso a salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e entretenimento, em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares, mediante pagamento da metade do preço do ingresso cobrado do público em geral.
Para emitir o documento, o jovem precisa ter sua família cadastrada no CadÚnico, e ser, portanto, de baixa renda (a renda familiar deve ser de até 2 salários mínimos). Se o jovem se encaixa nos pré requisitos mas ainda não está inscrito no CadÚnico ele deve procurar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo de sua residência e se inscrever no programa.
Para se emitir o ID Jovem o beneficiário vai precisar do seu número NIS (número de identificação social) também. Ele será criado depois do jovem se cadastrar no CadÚnico. Ainda tem dúvidas sobre o ID Jovem e quer saber tudo sobre ele? Leia o artigo: ID Jovem – Identidade Jovem | Tire suas dúvidas!