A carteira de estudante oficial é o único documento que vai te garantir o benefício da meia-entrada. Mas você sabe como saber se uma carteira de estudante é oficial? Antes de mais nada, tenha em mente que carteirinhas dadas pela sua instituição de ensino não são oficiais e tampouco te garantem o benefício da meia-entrada. Com tantas falsificações – inúteis, já que as promotoras de eventos tem meios de saber se a carteirinha é válida – fica difícil saber qual comprar.
Para entender porque você precisa de uma carteira de estudante específica e oficial e como as instituições promotoras de eventos sabem se sua carteira é válida, continue lendo o artigo. A carteira de estudante que você precisa ter está prevista na lei da meia-entrada (Lei nº 12.933). E é produzida por nós!
A fim de assegurar o direito do estudante à meia-entrada a carteirinha de estudante foi criada. Principalmente para evitar fraudes de carteiras de estudante ou que qualquer pessoa forjasse um plástico com o nome de alguma escola e matrícula fantasma (acredite, pessoas estavam fazendo isso). E para afirmar o caráter oficial da carteirinha de estudante alguns elementos foram elaborados especialmente para ela. É usando esses recursos, que mesmo na hora do show, lotado de gente no escuro, a segurança atesta se você tem direito ao benefício ou se está forjando uma carteira estudantil – e consequentemente, chama a polícia. E São com esses elementos que aquela ticketeria online sabe se você realmente é estudante ou não.
Elementos presentes no exterior da carteirinha – ou seja, no plástico dela – são importantes para validá-la. Entidades estudantis nacionais como a UBES ficaram responsáveis por padronizar todos os outros elementos da carteira de estudante, tais quais: layout, cores e símbolos do modelo único de carteirinha do estudante, sendo eles:
É importante frisar que toda carteira também deve ter os seguintes dados do usuário:
A Carteira de Estudante Oficial ainda conta com instrumentos adicionais de conferência digital para impedir falsificações:
A parte principal da segurança do seu documento é a tecnológica. A carteirinha deve atender aos critérios do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação). Segundo a Lei 12.933/13 cabe unicamente ao ITI padronizar a CIE para a aplicação da certificação digital ICP-Brasil. Seus dados como estudante estão guardados em um banco nacional e as instituições que promovem eventos conseguem facilmente checar informações.
A Carteira de Estudante é válida até 31 de março do ano seguinte da emissão. Isso porque março é o mês das matrículas nas entidades educacionais. E além disso, a própria Lei da Meia Entrada estabelece março como data de vencimento. Os direitos do estudante estão sendo protegidos, tenha certeza disso. Estes são apenas alguns dos elementos que garantem a oficialidade do documento, mas tenha certeza, que há mais recursos por trás. É estudante, nós estamos cada vez mais aumentando a segurança e as tecnologias contidas nas carteiras de estudante.
A partir de janeiro de 2019 a Carteira de Estudante tem uma nova identidade visual, mais moderna e jovem. Ela conta com ainda mais tecnologias de segurança e garante o direito do estudante à meia-entrada. Ao pedir a Carteira de Estudante 2019, sua validade é até março de 2020.