Estamos presentes, em Brasília, no 1º Encontro Nacional dos Estudantes, realizado pelo MEC, para discutir sobre o Novo Ensino Médio e os caminhos da educação no Brasil.
A UBES tem sido incansável na defesa da escola pública e gratuita. Desde 2016, resistimos contra reformas sem diálogo e agora, em 2023, seguimos firmes, lutando pela paz nas escolas e pela reconstrução da educação pública.
Essa é uma oportunidade única para lutarmos por uma educação democrática, inclusiva e de qualidade.
Nosso objetivo é claro: buscamos uma escola pública de qualidade, onde os estudantes tenham voz ativa nas decisões que impactam diretamente suas vidas. Acreditamos que a imposição do NEM vai contra o princípio fundamental da democracia educacional.
Durante as plenárias apresentaremos um documento trazendo propostas concretas que vão além da revogação do NEM, contendo alternativas para ele.
Defendemos:
A construção de uma comissão civil, que permita a participação de movimentos e entidades educacionais na elaboração de uma nova proposta para o ensino médio, em colaboração com o governo, garantindo que os principais interessados fossem ouvidos e pudessem contribuir para a construção de um modelo mais adequado.
Investimentos financeiros para melhorar as estruturas físicas das escolas. A falta de estrutura adequada é um desafio enfrentado por muitas instituições de ensino no Brasil.
A realização de conferências e debates públicos seriam uma oportunidade para ouvir a opinião de alunos, professores, servidores públicos e toda a sociedade interessada em construir uma nova proposta de ensino médio. Esse diálogo amplo e inclusivo reflete o compromisso da entidade com a defesa histórica da democracia.
A necessidade de um Sistema Único de Educação que aborde a formação dos profissionais envolvidos na aprendizagem dos estudantes.
Propomos, acima de tudo, uma abordagem participativa, que inclua a voz de todos os interessados na construção de uma nova proposta de ensino médio.
Desde a implementação da MP do NEM em 2016, travamos uma batalha pela revogação dele.
Nossa luta é para ampliar a participação dos estudantes nas decisões e exigir uma reforma educacional verdadeiramente democrática!
Em 2017, resistimos às reformas impostas sem diálogo e fomos para a rua contra a falta de recursos e a reforma do ensino médio, que nos privou de escolhas e oportunidades.
Em 2018, alertamos para os desafios que a escola pública enfrentaria com a proposta da Base Nacional Comum Curricular nas escolas e posicionamo-nos contra o projeto “Escola Sem Partido”.
A pandemia da COVID-19 impactou profundamente a educação em 2020, e mesmo durante o isolamento social, continuamos firmes na defesa do acesso à educação. Intensificamos nossa atuação contra a falta de investimento e infraestrutura nas escolas públicas, pressionando por políticas educacionais adequadas durante a crise sanitária.
E agora, em 2023, lançamos o Manifesto pela Paz nas Escolas e promovemos manifestações por todo o país, gritando #RevogaNEM, em repúdio à reforma do ensino médio.
Esse encontro é uma conquista de todas as entidades que lutaram e lutam pela revogação do NEM e por uma educação pública de qualidade para todos.
O encontro acontece no Centro de Convenções e a programação inclui desde mesa de abertura, onde será ressaltada a importância da participação estudantil na construção de políticas educacionais, até rodas de conversa simultâneas abordando temas como educação e trabalho.
Acompanhe a participação da UBES nas redes!
Twitter e Instagram: @ubesoficial