Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Novo ministro da Educação recebe comissão de secundaristas
17 de abril de 2015
CHEGA DE CALOR! ESTUDANTES DO IF DE MACEIÓ CONQUISTAM CLIMATIZAÇÃO DAS SALAS
17 de abril de 2015
Mostrar todos os posts

SC: ESTUDANTES PROTESTAM CONTRA EXONERAÇÃO DE PROFESSOR

Secundaristas denunciam ação judicial que demitiu professor de sociologia por participar de greve

Na última quinta-feira (16/04), em Florianópolis (SC), estudantes da escola estadual Jovem Sul foram às ruas protestar contra a exoneração do professor Eduardo Perondi. Ele foi demitido por participar da mobilização estudantil que denunciava o atraso das obras do novo prédio.

Segundo os jovens, a demissão ocorreu como forma de reprimir o professor. Em 2014, em período de estágio, o professore de sociologia apoiou as greves e atividades dos secundaristas que protestavam contra a falta de estrutura da escola que funcionava em prédio provisório. Na época, com ampla participação da comunidade escolar, pais e estudantes iam às assembleias da paralisação para questionar o atraso de quatro anos para a entrega da obra.

Durante o ato desta quinta-feira, a presidenta do grêmio estudantil, Letícia Vianey, relembrou que os últimos anos foram marcados por um longo período de pressão ao governo. “Há muito tempo pressionávamos contra o atraso da entrega do novo prédio. Sem comprometimento do governo, ficamos obrigados a estudar sem as mínimas condições de saneamento e estrutura, com o teto despencando nas nossas cabeças”, contou Letícia.

Depois de uma longa batalha, no bairro Rio Tavares o novo prédio foi entregue, porém, Eduardo, junto a outros cinco professores efetivos, foram processados.

“O motivo alegado foi por não dar aula no ano letivo. Os outros receberam o processo e levaram suspensão, fui o único demitido por estar em estágio, sob alegação de que não poderia participar desse tipo de atividade. Não voltei para as salas de aula, fui exonerado e o secretário de Educação me demitiu”, contou Eduardo em entrevista ao site da UBES

Em nome dos estudantes, Letícia falou ao site da UBES que novos atos de apoio aos professores serão realizados. “Estamos pensando em fazer manifestações conjuntas com outras escolas, esse professor nos ajudou muito para chegar onde chegamos. A luta dele também é nossa: defender a educação”, disse.

EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA EM GREVE

Sobre a greve dos professores que acontece em todo estado (saiba mais aqui), Eduardo sinaliza o apoio da população. “Estamos recebendo respaldo popular das mobilizações, a sociedade está entendendo que defender a greve é defender a educação nas escolas públicas que sofrem junto com os professores, de forma generalizada”. Ele relembrou que as necessidades dos profissionais da educação “estão ligadas diretamente ao padrão de qualidade, à estrutura e ao direito dos estudantes serem atores sociais no processo democrático que precisa existir dentro das escolas”.

Suevelin Cinti, da Redação.