Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Secundaristas conquistam passe livre irrestrito no Rio de Janeiro
28 de agosto de 2014
Por uma América Latina cada vez mais unida!
29 de agosto de 2014
Mostrar todos os posts

Plataforma Eleitoral será debatida por estudantes em Pernambuco

Atividade lançará oficialmente as demandas da juventude nas eleições do estado

Os estudantes pernambucanos querem fazer a diferença nas Eleições 2014, para isso, organizam no próximo sábado (30/08) o primeiro fórum de debates da União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (UMES-Recife). Para enfrentar a batalha eleitoral com debate de ideias consciente e a maciça participação dos secundaristas, o encontro terá a missão de apresentar a Plataforma Eleitoral com as principais demandas que serão cobradas pela juventude durante as campanhas dos candidatos.

Com o tema “Quando a gente muda o mundo muda com a gente”, o debate acontecerá na Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP-UPE) conjuntamente ao 42º Conselho Estadual de Entidades Gerais da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP Cândido Pinto). Com a presença das presidentas da UBES, UNE e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o espaço irá formular democraticamente o aperfeiçoamento de uma proposta ampla, democrática e com a cara dos jovens e dos movimentos sociais do estado.

Voz secundarista nas eleições

Representando os principais eixos de defesa do movimento secundarista, a UMES integrará as discussões com sua Plataforma Eleitoral, documento elaborado pela diretoria executiva da entidade no último dia 7 de julho, quando líderes estudantis de diversas regiões do estado e da região metropolitana discutiram e definiram os motes de luta para pressionar os candidatos do pleito que acontecerá em 5 de outubro.

“As manifestações de junho mostram que estamos conectados com a política, nesse sentido reuniremos os estudantes para fazer uma avaliação do governo nos últimos 4 anos. Tanto no nível nacional como estadual, vamos levantar e discutir democraticamente quais conquistas e retrocessos ocorreram no último período e pensar no que é preciso avançar”, declara o presidente da UMES, Jairo Marques.

Entre os destaques do documento estão as lutas por passe livre estadual, ampliação de bolsas e estrutura da rede técnica, expansão de vagas na Universidade Federal de Pernambuco, reformulação do ensino médio, gestão democrática e escolas em tempo integral. Ao longo do mês de setembro, o movimento secundarista realizará atos com os candidatos a governo do estado para que os mesmos se comprometam em seu mandato com as pautas da juventude.

Plataforma Eleitoral – UMES Recife

Leia o documento na íntegra acesse aqui.

Serviço

Evento: Aprovação da Plataforma Eleitoral dos Estudantes
No Facebook, acesse aqui
Data: 30 de agosto | Sábado às 8Hs
Local: Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP-UPE)

Da Redação