Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Promoção #UBES66anos
25 de julho de 2014
ESTUDANTES VÃO ÀS RUAS DA PARAÍBA CONTRA AUMENTO DA PASSAGEM
29 de julho de 2014
Mostrar todos os posts

I Encontro Regional de Escolas Técnicas aconteceu nos dias 25 e 26 de julho no norte do Brasil

O evento contou com a participação de mais de 400 jovens a fim de incentivar o pensamento científico e tecnológico

Durante os dias 25 e 26 de julho, na Secretaria Estadual da Educação e do Esporte em Rio Branco, no Acre, ocorreu 1º Encontro de Escolas Técnicas da Região Norte, promovido pela UBES, com o objetivo de levar até os jovens temas que incentivem e popularizem o pensamento científico e tecnológico brasileiro.

O encontro reuniu mais de 400 estudantes e contou com três eixos centrais de debate. No dia 25 de julho, a abertura do evento foi seguida da mesa de debate com foco no “Papel da juventude na popularização da ciência” e o Encontro de Jovens Cientistas junto a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG).

No sábado, 26 de julho, mais três mesas de debates,  “Pronatec 2.0 – nova fase, novos horizontes: desafios e perspectivas na ampliação da rede de ensino profissional, científico e tecnológico”; “Desafios da educação técnica no norte do Brasil”; “Emprego e trabalho decente para juventude – a Lei o Estágio e o acesso ao 1º emprego”.

EncontroEscolasTecnicasRegiaoNortecapa2

O evento contou com a participação da reitoria do Instituto Federal, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a Secretária Municipal de Educação e Juventude, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Para UBES, que realiza a cada dois anos o Encontro Nacional de Escolas Técnicas (ENET), agora com as etapas regionais, eventos como este são de extrema importância para a difusão dos avanços da ciência e inserção dos jovens em debates de políticas públicas. “Durante os debates foi muito importante para os estudantes identificar semelhanças nos desafios das suas escolas. O próximo passo agora será a realização de mais encontros regionais”, afirma Bárbara Melo, presidenta da UBES.

Da Redação