Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Em Mato Grosso, congresso de reconstrução da AME inicia credenciamento
21 de julho de 2014
UBES realiza 1º Encontro de Escolas Técnicas da Região Norte
21 de julho de 2014
Mostrar todos os posts

Projeto “Um Grêmio em cada Escola” é organizado por estudantes, em Patos (PB)

No sertão da Paraíba, AESP e UBES iniciam movimento que pretende criar grêmios em todas as escolas da cidade

Para alavancar o processo democrático dentro das escolas através da atuação e participação dos estudantes na tomada de decisões, a juventude de Patos, cidade do sertão paraibano, iniciaram o projeto “Um Grêmio em cada Escola”. A organização das atividades é feita pela Associação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (AESP) e UBES em parceria com a Secretaria Municipal de Juventude.

Para o presidente da AESP, Igor Rodrigues, o processo de mobilização que passará por importantes escolas já tem alguns calendários definidos. “Atualmente estamos em meio ao processo eleitoral em três Institutos Federais: o de Princesa Isabel, Picuí e Monteiro; a ideia é avançar na agenda e formar os grêmios estudantis nos demais”, afirma.

O processo de fundação do grêmio em cada instituição de ensino é conduzido pelas entidades estudantis que, além de esclarecer as funções e direitos da organização estudantil, também auxiliam o processo eleitoral desde o processo de campanhas na apresentação de propostas até a eleição das chapas.

A movimentação que incentiva mais participação da juventude dentro das escolas como agentes transformadores também impulsionará no mês de agosto a realização do 1º Encontro de Grêmios Estudantis da AESP que contará com lideranças estudantis de todo o estado.

pb

IF- Patos realiza assembleia

Na última sexta-feira, 18, foi a vez do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB – Campus Patos) organizar uma assembleia responsável por convocar a comissão eleitoral e eleições na instituição com a presença da AESP, UBES e a Secretaria Executiva de Juventude e Lazer de Patos.

“Foi um momento muito produtivo, isso mostra o desejo deles de participar ativamente do movimento estudantil, como também mostra que cumprimos nossa missão inicial,” revelou a secundarista, Maysa Moraes.

De acordo com o secretário executivo de Juventude e Lazer de Patos, Marcelo Lima, a iniciativa é importante para que cada vez mais os jovens tenham voz. “É muito importante a formação de grêmios nas instituições de ensino, pois é nele que a juventude tem o seu primeiro contato com a vida social e política. O grêmio forma jovens mais críticos, engajados na luta por seus direitos”, comentou.

O projeto já passou pela Escola José Gomes Alves e no PREMEM, que nessa segunda-feira (21/07) realizou a assembleia.

Da Redação, com informações da Assessoria da Prefeitura de Patos