Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Em Recife, EMET da UMES debate ensino técnico e pauta passe livre estudantil
16 de dezembro de 2014
O que pensam os secundaristas sobre a reformulação do ensino médio?
19 de dezembro de 2014
Mostrar todos os posts

#QuemLutaConquista!

Após mobilização estudantes de Betim (MG) conquistam ampliação do Passe Livre

A última reunião do Plenário da Câmara de Vereadores de Betim (MG) foi aprovada a emenda do vereador Tiago Santana (PCdoB), que destina R$ 2,7 milhões para a ampliação do passe livre estudantil na cidade. A partir de 2015, o número de beneficiários sobre de 2mil para 4 mil pessoas.

Este feito não aconteceu por um acaso. Os estudantes da União Municipal dos Estudantes Secundaristas (UMES-Betim) montou acampamento em frente à Câmara para forçar o diálogo e a aprovação da emenda.

“Muitos alunos param de estudar por não terem condições de pagar a passagem do ônibus, uma das mais caras do Brasil. Foi excelente a iniciativa do vereador Tiago em enviar essa emenda, atendendo as reivindicações dos estudantes da nossa cidade. Valeu nosso esforço de acampar em frente à Câmara por quase uma semana”, afirma Fernando Carlos, presidente da UMES.

Outros feitos

Depois de duas reuniões com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Governo, os estudantes conseguiram a aprovação para criação de uma comissão que ira discutir meios para buscar recursos para a regulamentação do Crédito Educativo Municipal (CREDUC), lei nº 4.015/2004, autoria Vereador Geraldo Pimenta (PCdoB) e do Meio Passe, lei nº 113/2013, de autoria do vereador Tiago Santana (PCdoB), tendo o prazo de 90 dias para solucionar esse problema.