Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Estudantes de escola de Maceió (AL) ocupam secretaria de educação
22 de August de 2014
Os sonhos de milhares de secundaristas por um novo Maranhão
26 de August de 2014
Mostrar todos os posts

São Luís marca primeiro ato de assinatura da Plataforma Eleitoral da UBES

Candidatos ao governo do Maranhão assinam e se comprometem com demandas estudantis nas Eleições 2014

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) deu início em todo o Brasil à corrida para as Eleições 2014, período decisivo para garantir o comprometimento dos candidatos com as pautas da juventude. Na última quinta-feira (21/08), no Maranhão, a entidade convidou todos os candidatos do estado a participarem do 1º Encontro de Grêmios Estudantis de São Luís com o objetivo de apresentar as propostas dos estudantes maranhenses.

Por sua grande representatividade em reunir 20 escolas de toda capital, um total de 2.500 estudantes, o evento marcou o primeiro ato de lançamento da Plataforma Eleitoral da UBES formulado pela Diretoria Plena da entidade. Como representante de mais de 50 milhões de secundaristas, a UBES apresenta em seu documento a síntese das principais demandas e reivindicações que contempla as pautas centrais do movimento estudantil.

Entre os temas de destaque estão assuntos ligados ao acesso à educação pública de qualidade, cidades mais humanas, reforma política, reforma dos meios de comunicação, a redução maioridade penal, desmilitarização da polícia, economia e política. Acesse aqui o documento na íntegra.

Para a diretora da UBES no Maranhão, Jaine Santos, as conquistas para os estudantes e para educação só serão possíveis com a organização estudantil. “Temos consciência de que a educação precisa melhorar, o Encontro de Grêmios deixou claro que precisamos nos organizar para desorganizar. Queremos passe livre, assistência estudantil, gestão democrática, escolas em tempo integral. Nossa escola precisa ter a cara da juventude, a cara do estudante, para isso acontecer precisamos ser ouvidos, e foi exatamente isso que fizemos”, comemora a líder estudantil.

MA_CAPA2

Compromisso com os estudantes

Entre todos os candidatos às eleições, compareceram ao evento secundarista os candidatos a governador Flávio Dino e seu vice, Carlos Brandão. A Plataforma Eleitoral adaptada às pautas regionais do estado foi entregue, na qual constam as principais expectativas dos estudantes. Entre elas, formação continuada aos professores e funcionários da rede de ensino, criação de escolas em tempo integral, melhoria das salas de aula, banheiros, construção de quadras poliesportivas, laboratórios de ciências e informáticas e uma gestão democrática.

Em sua fala, Flávio Dino disse que dará importância devida para a educação. “Precisamos mudar a política para mudar a escola. Um Maranhão diferente, justo e honesto é possível. Esse é o caminho que a gente precisa. Com a força da juventude, o Maranhão será de todos nós”, disse lembrando que o primeiro cargo que disputou na vida foi o de presidente de grêmio.

Como em todo ano eleitoral, a UBES permanece até o dia das eleições (05 de outubro) mobilizando a conscientização sobre a importância de participar da vida política do país, além de incentivar o exercício do voto facultativo, umas das conquistas históricas do movimento estudantil. Neste ano, juntos somam 1,6 milhão de eleitores entre 16 e 17 anos com o poder do seu voto disputando nas urnas o debate de ideias e propostas por um país melhor.

 Da Redação