Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2015 JÁ TEM DATA DEFINIDA
19 de maio de 2015
MOVIMENTOS SOCIAIS DO RIO GRANDE DO SUL ORGANIZAM “24 HORAS CONTRA REDUÇÃO”
20 de maio de 2015
Mostrar todos os posts

SEMINÁRIO LGBT DISCUTE PROPAGAÇÃO DE ÓDIO NA INTERNET

Segundo dia do debate acontece nesta quinta (21)

A Câmara dos Deputados promove, hoje e amanhã, o 12º Seminário LGBT do Congresso. Com o tema “Nossa vida d@s outr@s – A empatia é a verdadeira revolução”, o evento discutirá como não só a população LGBT, mas também os negros, as pessoas com deficiência, os estrangeiros e os mais pobres, além de outras minorias historicamente difamadas, são alvo de ódio e discriminação.

Entre os assuntos que serão discutidos estão o monitoramento de redes sociais, crimes cibernéticos, bullying, injúria e difamação, liberdade de expressão e discursos de ódio, e o papel das famílias na promoção da tolerância e do respeito.

“A internet é um espaço livre que faz parte da vida de bilhões de pessoas, mas infelizmente, também é um espaço utilizado para ferir direitos básicos através de motivações de discriminação e preconceito. Precisamos construir um espaço livre, que não viole a individualidade dos usuários. Eventos como o seminário são capazes de debater e criar ações integradas de combate e reeducação para o uso consciente da rede”, declara o diretor de Cultura da UBES, Wesley Machado.

O seminário é realizado por três comissões da Câmara (Legislação Participativa; Cultura; e Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática) a pedido dos deputados Glauber Braga (PSB-RJ), Janete Capiberibe (PSB-AP), Jean Wyllys (Psol-RJ), Luciana Santos (PCdoB-PE) e Luiza Erundina (PSB-SP).

“Na teoria, viver nossas vidas como desejamos e respeitar o direito do outro de viver segundo suas crenças seria a premissa básica de uma sociedade harmoniosa. Mas isso não é necessariamente verdade. Em tempos de tanto sentimento negativo, torna-se mais do que nunca necessário ‘colocar-se no lugar do outro’, ‘lutar pelo direito do outro’ – ou, em português claro, exercitar a empatia”, diz o requerimento dos deputados.

O evento ocorrerá no auditório Nereu Ramos. Assista ao vivo.

Quarta-feira, 20

10h às 12h – Mesa de abertura

  • Convidada especial: Daniela Mercury

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h às 17h – Mesa 1: “Ódio nas redes” – Que sentimentos você propaga na web? Pare. Pense. Poste.

  • Raquel Recuero – jornalista, professora e pesquisadora das áreas de redes sociais e comunidades virtuais.
  • Pastora Romi Bencke – secretária-geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil

Quinta-feira, 21

9h às 12h – Mesa 2: “Ódio na carne” – A agressão além do verbo/A expressão letal da injúria e difamação.

  • Márcia Tiburi – filósofa e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie.
  • Cláudia Pereira Dutra – secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação
  • Luma Andrade – professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)
  • Irina Bacci – diretora do Departamento de Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h às 17h – Mesa 3 – “Mais amor, por favor!” – Tolerância, respeito e diferenças.

  • Viviane Mosé – poetisa, filósofa, psicóloga e psicanalista. Mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Clara Araújo – ativista do transfeminismo. Estudante de pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Lúcia Lodi – ativista dos direitos LGBT
  • Pedro HCM – idealizador do canal de humor Põe na Roda, composto por jovens LGBT