Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

SC: Eleição para nova diretoria marca reativação da União Blumenauense dos Estudantes
19 de setembro de 2011
Parada Gay de Brasília marchou contra bullying nas escolas
19 de setembro de 2011
Mostrar todos os posts

Juntos na luta pela UNIFFESPA em Parauapebas.

Audiência Pública: classe estudantil e autoridades discutem estratégias para que Parauapebas também tenha campus da UNIFFESPA.

Fonte: Ascom PMP

Não será por falta de mobilização que Parauapebas ficará sem o campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFFESPA). Na última quinta-feira (08), a classe estudantil com representantes de grêmio e autoridades estiveram reunidas em audiência pública na quadra da Escola Chico Mendes. A intenção era traçar estratégias que visam a colocar a capital do minério entre as cidades que serão beneficiadas com a instalação da UNIFFESPA, na qual Parauapebas ficou fora do projeto inicial.

O prefeito Darci Lermen afirmou que se sentiu “traído” quando soube da decisão do Ministério da Educação (MEC). “Fizemos tudo o que precisava ser feito, designei uma pessoa do meu gabinete, o professor Leônidas, que vocês conhecem bem, para ter a missão exclusiva de acompanhar o desenvolvimento do projeto”, disse.

O prefeito destacou também “os avanços da educação básica no município”, mas ressaltou que Parauapebas “merece muito mais”, lamentando ainda a ausência do Governo do Estado:

“Precisamos há muito tempo também de um campus da UEPA (Universidade Estadual do Pará)”.

Darci parabenizou os estudantes e prometeu apoio à luta. “Vamos entrar juntos nessa fogueira, eu não vou deixar vocês sozinhos”.

O secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, também manifestou apoio aos estudantes e falou das “várias frentes em que o governo tem atuado para garantir aos jovens de Parauapebas o acesso à faculdade”.

“Estamos atuando fortemente para a implantação do campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Mas tenho certeza de que nós merecemos mais, pois entendo que a criação de uma universidade não deve excluir a criação de outra. Além da UFRA, temos méritos suficientes para receber também a UNIFFESPA”, disse.

Da plenária surgiram opiniões variadas. Dos mais exaltados veio a de greve de fome; outros propuseram fechar a portaria da Vale e interditar a estrada de ferro; mas o que prevaleceu mesmo foi o otimismo, graças à ideia do deputado federal Claudio Puty (PT).

O congressista trouxe à luz o compromisso de uma emenda parlamentar. A alternativa já havia sido colocada em Brasília, em reunião com o prefeito Darci e o secretário Raimundo Neto.

Puty afirmou: “Parauapebas é uma cidade vitoriosa. Nós vamos conseguir trazer o campus porque não é uma vaidade do prefeito, é um apelo popular, é o povo que quer”. O deputado aposta numa estratégia suprapartidária. Segundo ele, toda a bancada do Pará estará envolvida, independente de sigla partidária. “Os partidos de oposição ao governo Jatene estarão juntos com os que fazem oposição à Dilma lutando para trazer a Unifesspa”, resumiu.

Durante o 13° Conselhos Nacional de Entidades Gerias da UBES, abaixo assinado também foi passado para os secundaristas presentes. A luta continua e a UBES segue junto, para que o governo federal reveja sua decisão a favor da universidade em Parauapebas.