Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Grêmio do IFES Linhares realiza ato a favor da greve dos servidores
3 de outubro de 2011
Aviso sobre novas datas para o 39° Congresso da UBES
4 de outubro de 2011
Mostrar todos os posts

A educação na Venezuela é gratuita graças à revolução

O vice-presidente da República Bolivariana da Venezuela, Elías Jaua, afirmou que a educação no país é gratuita graças à revolução que vive o país e destacou que, enquanto em outros países se trava uma batalha por este privilégio, na Venezuela este direito está consagrado na Constituição.

A declaração foi feita durante o início das aulas de mais de 2,8 milhões de alunos de todo o sistema de educação do país.

“Para vocês, não é um debate se a educação é gratuita ou não. A educação é e será gratuita na Venezuela porque aqui há uma revolução. Agora a luta é para que a educação seja de qualidade, para que a infraestrutura seja melhor e para que os professores sejam mais bem pagos”, sustentou. Ele enfatizou ainda que o governo tem tratado destes temas nos últimos anos.

O vice-presidente lembrou as lutas que, no passado, ocorreram no país para conquistar os direitos das 10 milhões de pessoas que formam parte dos registros em todo o sistema educativo venezuelano, entre alunos primários, secundários e universitários.

“Vocês não viveram o que se viveu aqui nos anos 1980, 1990, quando a única coisa que os estudantes recebiam era chumbo dos governos de plantão (…) há 20 anos os estudantes estavam por todo o país protestando na rua contra o pacote neoliberal, contra a privatização da educação” , sustentou Jaua.

Ele frisou ainda que isso é “produto de um governo que tem recursos econômicos para o povo. Antes, à educação eram negados todos os recursos. Cada dia haverá mais dinheiro para a juventude venezuelana e para a educação”.

Fonte: AVN