Nos dias 2 e 3/05 ocorrerá em Brasília o Seminário de Educação da UBES com as proposta de aprofundar o debate no projeto de lei do novo Plano Nacional de Educação (PNE), cujas diretrizes foram elaboradas em 2010 pelo movimento educacional durante a Conferência Nacional da Educação (Conae).
Foram aprovadas resoluções dentro do movimento estudantil que são emendas para alterar a proposta final apresentada pelo Ministério da Educação ao Congresso Nacional. Durante o seminário a UBES irá debater as suas 59 emendas ao PNE, que já foram mostradas por meio de parlamentares de partidos que já se comprometeram com as reivindicações dos estudantes.
Entre elas, há duas questões que se destacam: a demanda de que a meta de investimento em educação seja de 10% do PIB e a batalha por 50% do Fundo Social do pré-sal para Educação.
“O ensino brasileiro passa por muitos problemas e cabe nesse próximo período se fazer uma grande discussão sobre o assunto, o que já estamos fazendo nos marcos do debate do Novo PNE. A UBES acredita que o centro do problema se dá em dois quesitos: qualidade e função social. Hoje o ensino médio vive uma crise de identidade e não serve para conduzir o estudante à universidade pública, apesar dos avanços recentes“, completa Yann Evanovick, presidente da UBES.
A UBES aproveitará o seminário também para convocar a Semana Nacional de Passagem em Sala de Aula onde todos os grêmios divulgarão essas emendas para um debate mais amplo.
Dia 4 a UBES pretende reunir cerca de 300 pessoas para uma Blitz na Câmara dos Deputados mostrando nossas emendas aos deputados que ainda não aderiram as reivindicações.
Convocamos a todos estudantes do país a aderirem essa causa e divulgarem em suas escolas.
Para mais informações:
Ariana Souza
cel: 11 – 6462-1315
e-mail: [email protected]
Gabrielle D’Almeida
cel: 11 – 7035-4267
e-mail: [email protected]