Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Mobilização da UMES de Cáceres tem nova data! Se você acredita no poder de transformação da juventude, vem somar!
23 de setembro de 2011
SP: Atividades na Avenida Paulista marcam Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência
26 de setembro de 2011
Mostrar todos os posts

Diretores da UPES debatem educação paranaense no Colégio Estadual Pio Lanteri

Na última sexta-feira (23), diretores da  União Paranaense Dos Estudantes Secundaristas (UPES) fizeram um bate papo rápido para debater a situação atual da educação paraense com alguns alunos do Colégio Estadual Pio Lanteri em Curitiba.

DA UPES
Questionados sobre a ordem do governo em juntar turmas, os alunos se mostraram indignados com a situação, mesmo que em seus colégios isso ainda não tenha acontecido. “Juntar as turmas aqui vai fazer as salas ficarem com quase 60 alunos, isso prejudica todos afinal, o professor vai ter dificuldade na hora de explicar o conteúdo e os alunos mais ainda na hora de entende-lo” diz Charles Fieltes Júnior do 3 ano.
Conversamos também sobre a quantidade de vagas disponibilizadas pelas universidades federais e estaduais e os estudantes falaram que é um absurdo a concorrência. Eles defendem que é preciso encontrar maneiras para que o número de vagas aumente e para que a entrada de estudantes de escolas públicas nas universidades seja facilitada, o que hoje não acontece já que mais da metade dos estudantes que ingressam em universidades públicas saíram de colégios privados.
Após explicarmos o  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), as opiniões foram diversas, todos concordam que vai facilitar e melhorar no sentido das escolas técnicas que são pagas, mas lembram que na maioria delas é possível fazer um teste para ganhar a bolsa e com isso eles acham que mesmo com o Pronatec é importante melhorar a qualidade de ensino nos colégios públicos para que ainda mais vagas possam ser alcançadas.
Diversos alunos concordam que investir na educação básica é de suma importância para elevar o número de alunos de escolas públicas em universidades também públicas. Eles também ressaltaram a importância da UPES nesse processo que vem mudando a educação em âmbito nacional.
“É legal saber que temos representantes nessa luta, e que esses representantes pensam como nós já que também são jovens que estudam nesse sistema de ensino falho. Fico mais seguro e confiante sabendo que a UPES está lutando para que a educação melhore” finaliza Andrey Sebantian de Lacerda Mendes do 3° ano.