Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Deputados vão ao STF para garantir piso salarial de professor
27 de July de 2011
UEE-MG e UCMG fazem Blitz na Assembléia Legislativa
27 de July de 2011
Mostrar todos os posts

Grande ato marcará a semana da Jornada Nacional de Lutas da UNE e UBES em Teresina-PI

No Piauí as entidades estudantis encabeçadas pelo DCE/UFPI realizarão grande ato no dia 24 de março, às 8 horas da manhã.

Como forma de mobilizar e chamar a atenção da sociedade, os estudantes realizarão manifestações em todo o Brasil entre os dias 21 e 25 de março. Trata-se da tradicionalJornada Nacional de Lutas, que acontece anualmente. Os estudantes do ensino básico e superior estarão mobilizados reivindicando melhorias para a educação brasileira, através das suas entidades representativas: União nacional dos Estudantes – UNE, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES e Associação Nacional de Pós-Graduandos – ANPG.

No Piauí, as entidades estudantis encabeçadas pelo Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí – DCE/UFPI, União Municipal dos Estudantes Secundaristas – UMES, Centro Colegial dos Estudantes Piauienses – CCEP, Diretório central dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, DCE’s de Faculdades Particulares e Grêmios Estudantis realizarão diversas atividades nas instituições de ensino que culminará num grande ato, cuja concentração acontece às 8 horas da manhã do dia 24 de março, na Praça da Liberdade, em Teresina, e será acompanhado de uma caminhada até a Assembléia Legislativa do Piauí.

Na pauta de reivindicações locais, o movimento estudantil pede a melhoria do transporte coletivo que faz linhas para a UFPI, se posiciona contra o processo de jubilamento na UFPI, exige a reestruturação das escolas públicas e contratação de mais professores e protesta contra o veto da presidência da república sobre a distribuição dos royalties do pré-sal entre os estados.

Nos últimos anos os estudantes participaram ativamente de todas as etapas da Conferência Nacional de Educação – CONAE e foram responsáveis por construir importantes consensos e vitórias para a educação brasileira. Em dezembro do ano passado, o governo apresentou a sua proposta para o Plano Nacional de Educação – PNE 2011/2020, constando avanços e recuos em relação ao documento aprovado na CONAE.

O movimento estudantil sairá às ruas de todo o Brasil para garantir entre diversas pautas a aprovação de 10% do PIB para a educação, 50% do fundo social do pré-sal para a educação e por um PNE a serviço do Brasil.