Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

UBES promove grande passeata em Manaus nesta terça (29/03)
27 de July de 2011
Em megapasseata, UBES e UNE conquistam ouvidoria da meia-entrada e assento no CME
27 de July de 2011
Mostrar todos os posts

Jornada de Lutas de Porto Alegre, estudantes na rua pela unificação do M.E no RS

No último dia 24 (quinta-feira), estudantes de todos os cantos da cidade de Porto Alegre e do estado, participaram da Jornada de Lutas 2011 da UNE, UBES, UGES, UMESPA e UEE/RS. Representando seus Diretórios Acadêmicos, DCE’s e Grêmios Estudantis os estudantes foram às ruas do centro da capital reivindicar o direito a uma educação de qualidade. A passeata contou com a participação de mais de 1.500 jovens, que durante todo o percurso saindo da Prefeitura Municipal de Porto Alegre até o Palácio Piratini, puxaram palavras de ordem e acompanharam com animação o caminhão de som com diversas lideranças do movimento estudantil que conduziam a caminhada.

Defendendo bandeiras de luta encaminhadas no 13° CONEB da União Nacional dos Estudantes, no 1° Encontro Nacional de Grêmios Estudantis da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e bandeiras da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE/RS), os estudantes destacaram as principais, como os 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a Educação, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação e a aprovação do novo Plano Nacional de Educação que esteja a serviço do Brasil. “A UEE/RS esta reivindicando avanços no ensino superior gaúcho e ao mesmo tempo reafirmando a importância de um piso salarial descente para os profissionais da educação, nosso slogan é “Avançar nas pautas da educação e na unidade do movimento estudantil.” disse Luiz Rafael (Presidente da UEE/RS).

Buscando um maior dialogo com o poder público, os estudantes destacaram a importância da parceria com a Secretaria de Educação e com o Governo do Estado de um modo geral “Essa caminhada não tem o intuito de atacar nem de ir contra ninguém, os estudantes aqui presentes querem ser parceiros e ajudar a construir soluções para a melhoria da educação, como a implantação de um Plano Estadual de Assistência Estudantil, valorização e ampliação da estrutura e cursos da UERGS e pela construção fortalecimento dos DCEs, DAs e CÃs em todas as universidades, construindo uma rede cada vez mais forte no movimento estudantil gaúcho” disse Arthur Machado da Veiga (Diretor da UEE/RS e acadêmico de Administração). Os representantes de Grêmios Estudantis da cidade subiram no caminhão de som e fizeram suas intervenções pautando a defesa de uma educação como meio transformação da sociedade para seus colegas, acompanhados pelo vereador DJ. Cássia, que prestigiou a mobilização.

“Ver esse grande numero de estudantes participando da Jornada de Lutas 2011 mostra a toda a sociedade que a juventude não esta acomodada, mas sim vindo pra rua defender seus direitos, através destas entidades tão importantes que são os Grêmios Estudantis” disse Pedro Igor Chaves (Secretário-Geral da UMESPA e Vice-Sul da UBES).

Após o encerramento da caminhada, uma comissão de estudantes foi recebida no Palácio Piratini, para tratar sobre o dialogo permanente que devera ser mantido entre as entidades e o governo do estado.

Confira – O que é Mestrado e como fazer um.