Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

Plano Nacional de Educação deverá fixar meta de investimento no setor em 8,3% do PIB
28 de outubro de 2011
GO: Alunos protestam contra aumento de passagem escolar em Urutaí
31 de outubro de 2011
Mostrar todos os posts

MT: AME 65 Anos “Nós apenas começamos!”

Os estudantes secundaristas de Mato Grosso estarão reunidos entre os dias 05 e 06 de novembro em Chapada dos Guimarães para a realização do 14º Congresso da Associação Matogrossense dos Estudantes (AME) e a Etapa Estadual do 39º Congresso da UBES, que acontece em um momento importante para a educação em Mato Grosso, pois está nos processos finais a Conferência de Avaliação do Plano Estadual de Educação (CONAPEE) e, a nível nacional, a tramitação do Plano Nacional de Educação no Congresso Nacional.

Os estudantes estão se mobilizando desde o começo do ano para aprovar um PNE que esteja a serviço do novo momento que vive o Brasil, defendendo 10% do PIB para Educação, reformulação do ensino médio, valorização e formação continuada dos trabalhadores na educação, reserva de vagas nas universidades públicas e nos institutos federais, aumento nas vagas nas universidades públicas, entre outras propostas que totalizam 62 emendas apresentadas pelos estudantes.

No nosso Plano Estadual de Educação temos que lutar para as metas saírem do papel e se tornem realidade para construir uma educação capaz de ajudar no desenvolvimento do nosso estado. Precisamos garantir o fortalecimento e ampliação da rede estadual de escolas técnicas, precisamos garantir que as turmas de Ensino Médio Integrado tenham condições de funcionar com laboratórios e viagens técnicas, além de fortalecer e ampliar a UNEMAT.

O 14º Congresso da AME inicia as comemorações rumo aos 65 anos de fundação da entidade dos estudantes secundaristas Matogrossenses, anos de muitas lutas e conquistas. Lutamos pela criação da Petrobrás, pela manutenção dos estudantes de Mato Grosso que estudavam no Rio de Janeiro, resistimos contra

a ditadura militar, lideramos a campanha pelo Fora Collor, ocupamos as ruas contra o projeto neoliberal e o sucateamento da educação pública durante o governo de FHC. Em 2001, conquistamos o Passe Livre para todos os estudantes de Cuiabá e resistimos a favor de sua manutenção até os dias hoje.

A AME é hoje uma das entidades estudantis mais antigas do Brasil com um histórico de luta e conquistas que reflete a dedicação de vários estudantes quem ao longo dos seus 65 anos, se dedicaram a lutar por uma educação pública de qualidade. Temos o orgulho de ter tido nas nossas fileiras pessoas importantes da política no nosso estado como o Dep. Federal Carlos Bezerra, dentre outras.

Depois de 65 anos, chegamos fortes ao 14º CONAME com a certeza de que apenas começamos e muitas lutas ainda estão por vir. Estamos a postos e preparados para ocupar as ruas de Mato Grosso em defesa da educação pública e pelo desenvolvimento do nosso estado. É essa a hora e quem sabe faz agora, não espera acontecer.

Rarikan Heven – Presidente da AME e membro da Executiva Nacional da UBES.