Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

1º Encontro Internacional de Blogueiros
16 de agosto de 2011
Jovens chilenos acendem velas em apoio a estudantes em greve de fome
17 de agosto de 2011
Mostrar todos os posts

Professores “censurados”? Então a greve é dos estudantes cearenses!

Cenário da Educação

No Ceará, as escolas com péssimas estruturas, professores mal remunerados e sem capacitação, estudantes sendo tratados como presidiários nas escolas públicas além do alto índice de absenteísmo; essas são algumas das irregularidades que caracterizam a péssima situação do ensino no estado.

 Neste ano, o Governo do Estado também apresentou aos professores o Plano de Cargos e Carreiras, totalmente imoral, mostrando mais uma vez o desrespeito histórico com os profissionais do Magistério e com a educação cearense.

Os professores decidiram legitimamente iniciar uma greve, que é a única arma do trabalhador oprimido, porém com o atual modelo de escola no estado, a classe acabou “censurada”.

Professores “censurados”? Então a greve é dos estudantes!

O modelo tem sido visto e até elogiado por todo o país, é a Escola Estadual de Ensino Profissional (EEEP), porém sua realidade é bem diferente da que aparece na TV. O que se vê no dia-a-dia das EEEP´s são professores, em sua grande maioria temporários, sem nenhum tipo de estabilidade, o que de certa forma os prendem às “regras” das diretorias nas próprias escolas. O que se vê também são estudantes altamente cobrados para que apresentem resultados, e assim deem ao governo uma boa colocação em avaliações nacionais.

Diante dessa situação os estudantes das EEEP´s, vendo a perseguição que seus professores sofrem durante a greve por não terem nenhuma estabilidade, e levando em conta os sérios problemas na educação do estado (dos quais as EEEP´s não estão isentas), decidiram dar todo apoio à Greve dos Professores através da deflagração da GREVE ESTADUAL DOS ESTUDANTES DAS EEEP´S.

Na última sexta-feira (12), mais de 200 estudantes das EEEPs compareceram à Assembléia Geral dos Professores do Estado do Ceará , na qual a UBES convocou uma reunião com as demais entidades e lideranças estudantis presentes. Após uma série de relatos por parte das lideranças sobre a atual situação das EEEP´s e a perseguição que mestres e estudantes estão sofrendo durante a greve dos professores.

A decisão foi anunciada na Plenária pelo diretor da UBES, Vinicius França, e recebida com muito entusiasmo pelos presentes, que aplaudiram a corajosa posição tomada pelo corpo do movimento estudantil.

“Já que os professores das EEEP´s não podem parar por serem temporários e não terem estabilidade, os estudantes estão, neste momento, assumindo a dianteira do movimento e declarando Greve Geral dos Estudantes” -, disse Vinicius, ao anunciar a decisão.

A Greve dos Estudantes já começa com a adesão imediata de várias EEEPs da Capital e do Interior; a expectativa é ampliar rapidamente o número de adesões, como disse o Presidente da ACES, Israel Balaio: “Quanto mais adesões a greve tiver, mais o governo vai se sentir pressionado a atender às demandas”.

As entidades e as lideranças estudantis das EEEP´s estão comprometidas com o movimento que tem como intenção defender a educação pública no estado do Ceará, como disse a gremista da EEEP José de Barcelos, Fernanda Almeida: “O Ceará passa por uma crise na educação e é pra resolver isso que estamos em greve; a situação nos revolta e é por isso que lutamos. Estudantes revoltados, direitos conquistados”.

O diretor da UBES Vinicius França, informou que a greve dos estudantes não tem previsão para acabar e além da pauta dos professores, terá bandeiras próprias.

Hoje já aconteceu uma reunião aberta com todos os estudantes e interessados na luta por melhorias no enino público do Ceará, acompanhe a organização do comando de greve:

17/08 – 07:00h = Manifestação na EEEP José de Barcelos no bairro Messejana
17/08 – 13:00h = Manifestação na EEEP Onélio Porto no bairro José Walter
18/08 – 08:00h = Ato da Jornada de Lutas dos Estudantes em Greve na Assembléia Legislativa
18/08 – 12:00h = Reunião do Comando de Greve dos Estudantes
18/08 – 15:00h = Reunião conjunta com o Comando de Greve dos Professores

    • Por um Plano de Cargos e Carreiras que sirva aos professores!
    • Por 10% do PIB e 50% do Pré-sal para a Educação!
  • Por um PNE a serviço do Brasil!
Ao professor vou apoiar. A minha escola eu vou parar!
#grevedosestudantes
Confira – O que é ABNT e Como fazer uma capa de trabalho ABNT