Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

ATRAVESSANDO NOSSA HISTÓRIA: O GOL SECUNDARISTA PELA EDUCAÇÃO
30 de November de 2012
RUMO AOS 65 ANOS, UNIÃO DOS ESTUDANTES DE NOVO HAMBURGO (UENH) REALIZAM 19º CONGRESSO
4 de December de 2012
Mostrar todos os posts

15º CONUMES ELEGE DIRETORIA DA UMES-MANAUS COM MAIS DE 400 DELEGADOS E 100 ESCOLAS CREDENCIADAS

UMESNo ultimo dia 30 de novembro no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Gilberto Mestrinho, aconteceu o 15° Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas – UMES/Manaus que elegeu sua nova diretoria e as bandeiras de luta da entidade.

Mais de 400 estudantes foram eleitos em suas escolas como delegados(a) e suplentes ao 15°ConUMES por meio de Assembleias gerais de estudantes e Conselho de Representante de Turma. Foram credenciadas mais de 100 escolas de Manaus a participar do evento que durou o dia inteiro. A abertura das atividades se deu no incio da manhã com a presença de dirigentes políticos do estado, das entidades estudantis amazonense como a UESAM (União Estadual dos Estudantes Secundaristas), UEE-AM,  DCE’s das Universidades Federal e Estadual do Amazonas  e de figuras nacionais da executiva da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), Caio Pinheiro e  Lucas Chequetti, que vieram acompanhar o evento.

O centro dos debates foram Educação, Movimento Estudantil e o papel que jogará a entidade no próximo período. Nas intervenções dos estudantes, pudemos ter clareza de que muito ainda precisa para que a educação avance em nossas escolas da capital. Para além da estrutura física a falta de DEMOCRACIA nos bancos escolares ainda é um problema para milhares de estudantes, que por muitas vezes não podem se organizar em seus Grêmios Estudantis, pelo simples fato da gestão escolar não permitir sua existência.

O Grêmio Livre e as organizações estudantis são garantidos por Leis Constitucionais e não podem ser proibidos. As discussões se deram desde o “bebedouro quebrado” ao financiamento da Educação em escala geral como a defesa dos 10% do PIB para Educação e de um PNE (Plano Nacional de Educação) a serviço do Brasil.

UMESAo final dos debates, deu-se inicio a plenária final que abriu o processo de eleição da nova diretoria. Duas chapas se inscreveram à disputa da entidade: Chapa 1 “Movimento estudantil unificado para as mudanças de Manaus” e Chapa 2 “UMES para todos”.

Com o dobro dos votos a Chapa “Movimento estudantil unificado para as mudanças de Manaus” venceu, elegendo  Ângelo Ataíde para a Presidência da UMES. O jovem  é estudante da  Escola Frei Silvio Vagheggi, tem um belo currículo de militância no Movimento Estudantil Amazonense além de militar na União de Negros Pela Igualdade – UNEGRO, esteve a frente de várias mobilizações em defesa da educação, Passe Livre estudantil em Manaus e em atividades nacionais, como Blitz do PNE no Congresso Nacional.

Gestão essa que já se inicia vitoriosa, pois nesse mesmo dia a Presidenta Dilma sanciona a Lei que destina 50% do Fundo Social oriundo do Pré-Sal para a Educação que também confirmou em medida provisória o novo repasse dos royalties do petróleo para a Educação. “Todos os royalties, a partir das futuras concessões, irão para a educação. Isso envolve todas as prefeituras do Brasil, os estados e a União, porque só a educação vai fazer o Brasil ser uma nação efetivamente desenvolvida”, disse a Presidenta.

De Manaus, Maick Soares