Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

RECONSTRUÇÃO DA UMESC: UM NOVO MOMENTO PARA OS ESTUDANTES DE CURITIBA
25 de abril de 2012
UBES DEFENDE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO
26 de abril de 2012
Mostrar todos os posts

AMES-RIO RENOVA SUA LUTA COM A POSSE DA NOVA DIRETORIA

No dia 4 de abril o espírito de luta do movimento secundarista foi renovado no Rio de Janeiro, quando aconteceu a posse da nova diretoria da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio do Janeiro (AMES-RIO), no Salão Nobre da Câmara de Vereadores do estado. Eleita durante Congresso para etapa estadual do Congresso da UBES em 2011, a nova gestão da entidade tem a estudante da ETE Oscar Tenório, Barbara Bahia Melo na presidência.

Na mesa, Igor Bruno, coordenador de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura do Rio, e Raissa Melanie, presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEES-RJ). Como grande representatividade da mobilização da juventude articulada, estudantes de diversas regiões da cidade estiveram presentes, entre eles representantes das ETES Santa Cruz, Oscar Tenório, Visconde de Mauá, Adolpho Block e República; representando os Colégios Estaduais esteve Sousa Aguiar, João Alfredo, e o Instituto de Educação Sarah Kubistchek, entre outras. Ilustres ex-presidentes da entidade como Caio Bayma e Janaina Maia também marcaram presença.

A nova gestão já vem com marcas de grande enfrentamento, como conta a nova presidente. “Seguimos firmes na luta contra o Plano de Metas da Secretaria da Educação no estado, contra o corte de metade das aulas de filosofia e sociologia, as aulas extras não-presenciais com vídeos que não substituem conteúdo, e a prova do Sistema de Avaliação do Estado do Rio de Janeiro (SAERJ), que avalia as turmas e faz diferenciação na distribuição de verbas das escolas de acordo com as notas”, conta Bárbara. A jovem também reafirma a luta da AMES pelo passe livre, a humanização do ensino e o apoio às bandeiras de lutas nacionais como a defesa de 10% do PIB para Educação no novo PNE.

A posse surpreendeu a nova presidente, que afirmou a importância do fortalecimento da entidade e movimento estudantil no estado. “Há muito tempo não presenciávamos a reunião de tantas escolas das mais diversas localidades, em especial da zona oeste!”, declarou.

Coincidência ou não, a posse aconteceu justamente onde o corpo do estudante Edson Luís Lima Souto – símbolo da luta do movimento estudantil durante a ditadura militar e ex-presidente da UBES-, foi velado após ser morto pelos militares durante uma manifestação contra o fechamento do Restaurante Popular Calabouço – no Rio de Janeiro, e ainda onde muitos estudantes se esconderam.

Confira as fotos em da cerimônia de posse da nova diretoria da AMES-RIO aqui

Quer saber mais sobre a entidade estadual? Acesse o blog da entidade aqui