Ubes – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas

EM ESTADO DE CALAMIDADE, ESTUDANTES ASSISTEM AULA EM ESCOLA INUNDADA NO PARÁ
14 de dezembro de 2012
ACONTECE AGORA AUDIÊNCIA PÚBLICA NO SENADO FEDERAL PARA DEBATER ESTATUTO DA JUVENTUDE
18 de dezembro de 2012
Mostrar todos os posts

APROVADO PROJETO QUE INCLUI NO ECA A “SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA”

Movimento estudantil defende a autonomia e empoderamento das jovens estudantes. Acima,  secundaristas no GD de Mulheres durante o 13° Coneg da UBES/2011.

Movimento estudantil defende a autonomia e empoderamento das jovens estudantes. Acima, secundaristas no GD de Mulheres durante o 13° Coneg da UBES/2011.

Aprovado no dia 12 de dezembro de 2012 pela Comissão de Educação e Cultura, projeto que institui no Estatuto da Criança e do Adolescente a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência a ser comemorada no dia 1° de fevereiro.  O objetivo do projeto (Lei nº 7.627/2010) é disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Estabelecendo as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática gênero e suas relações intra e interpessoais. A iniciativa vem também como medida aos dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que aponta o grau de escolaridade e renda familiar como fatores que influenciam diretamente na gravidez precoce, observando que as mães que têm mais filhos tem renda familiar mais baixa e o grau de instrução não passa do ensino fundamental.

Para a presidente da UBES, Manuela Braga, a importância do debate nas salas de aula envolve todo preparo da jovem mulher cidadã. “É necessário avançar em políticas de prevenção e conscientização da gravidez na adolescência As meninas engravidam, e como acontece na grande maioria das vezes, é responsabilizada unicamente pela criança, enfrentando todos os conceitos impregnados em nossa sociedade”, defende.

O próprio IBGE na página “Jovens Mães”  afirma que “quando a jovem tem menos de 16 anos, por sua imaturidade física, funcional e emocional, crescem os riscos de complicações como o aborto espontâneo, parto prematuro, maior incidência de cesárea, ruptura dos tecidos da vagina durante o parto, dificuldades na amamentação e depressão. Por tudo isso, a maternidade antes dos 16 anos é desaconselhável”.

Segunda a presidente da UBES, “esse momento na vida da jovem mulher deve acontecer com preparo e com todo suporte necessário, para isso é fundamental o emponderamento e autonomia financeira, onde o pilar principal está no acesso à educação muitas vezes limitado/inexistente com a gravidez na adolescência”, comenta Manuela ao afirmar que está é uma importante medida alcançada com a aprovação do projeto de lei.